PANDEMIA E AUTORREFLEXÃO: EDUCAÇÃO E EMOÇÕES POLÍTICAS
Abstract
Nossas reflexões neste artigo têm como objetivo apontar como as discussões sobre a educação brasileira contemporânea são fundamentais para pensarmos em uma educação democrática das emoções políticas que acentuem o papel das emotividades políticas, quer sejam elas positivas ou negativas. Ao experimentarmos essas emotividades que são constitutivas do corpo fisiológico, sociopolítico e cultural, implicamos o exercício da autorreflexão para que, ao fim e ao cabo, tenhamos a capacidade de deliberar, sob a égide do patriotismo como outra possibilidade de consciência de classe e consciência histórica.
References
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo: EDUSP, 2015.
ESTEVES, Lenita Rimoli; AUBERT, Francis Henrik. “Shakespeare in the bush” - história e tradução. Tradução e Comunicação - Revista Brasileira de Tradutores. Nº. 17, Ano 2008. p. 135-159.
MINNER, Horace. “Body ritual among the Nacirema” (O Ritual do Corpo entre os Sonacirema). In: “American Anthropologist, vol. 58 (1956), pp. 503-507. http://www.uff.br/ses/saudeesociedade/textos/sonacirema.doc
NASCIMENTO, Kelen Braga do; SEIXAS, Carlos Eduardo. O adoecimento do professor da Educação Básica no Brasil: apontamentos da última década de pesquisas. Revista Educação Pública, v. 20, nº 36, 22 de setembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/36/josepho-adoecimento-do-professor-da-educacao-basica-no-brasil-apontamentos-da-ultima-decada-de-pesquisas
NUSSBAUM, Martha C. Political emotions. Harvard University Press, 2013.
PLAMPER, J. History of Emotions. An Interview with William Reddy, Barbara Rosenwein and Peter Stearns. History and eory, 49, 2010. 237-265.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa I. Trad. Cláudia Berliner. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
SANTOS, Boaventura de Souza. A intensa pedagogia do vírus: as primeiras lições. In: A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.
SOUZA, Katia Reis de et al. Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia. Trabalho, Educação e Saúde [online]. 2021, v. 19 [Acessado 9 Setembro 2021], e00309141. Disponível em:
WHITE, Hayden. The value of narrativity in the representation of reality. In: The content of the form. Baltimore and London: The Johns Hopkins University Press, 1987.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).