A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS NO CAMPO CIENTÍFICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Abstract

O objetivo da pesquisa foi conhecer e analisar a aplicação da Teoria das Representações Sociais enquanto referencial teórico para o desenvolvimento de pesquisas no campo científico da Educação Física brasileira. Para atingir esse objetivo um Estado do Conhecimento foi constituído a partir dos 12 principais periódicos da Educação Física brasileira. Os resultados revelaram a existência de 37 artigos publicados entre os anos de 2000 e 2020, Moscovici, Jodelet e Abric como as bases teóricas mais referenciadas, alunos da Educação Básica, professores de Educação Física, universitários e pós-graduandos como os sujeitos mais comuns nas pesquisas, e ainda que as entrevistas e os questionários correspondem aos instrumentos mais comumente empregados. A pesquisa mostra que a Educação Física tem aplicado a Teoria das Representações Sociais na qualidade referencial teórico e metodológico para avançar enquanto campo de conhecimento, mais especificamente no que se refere à sua prática científica nas perspectivas pedagógica e sociocultural.

Author Biography

Felipe da Silva Triani, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutor em Ciências do Exercício e do Esporte. Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, Bolsista do Programa Pesquisa Produtividade da UNESA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 

References

ANTUNES, Alfredo Cesar; CASTRO, Ricardo Vieira Alves. Representações sociais sobre a profissão de educação física: um olhar para a literatura. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, vol. 19, n. 11, p. 25-54, 2020.

DOISE, Willem. Da Psicologia Social à Psicologia Societal. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, n. 1, p. 27-35, 2002.

GONÇALVES, Helenice Maia; SOUSA, Clarilza Prado de. Articulações entre representações sociais e subjetividade: um estudo sobre a produção nacional entre 2000 e 2010. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, n. 27, p. 258-288, 2015.

GUTIERREZ, Gustavo Luis; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de; MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Apropriação das ciências humanas pela Educação Física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 30, n. 4, p. 937-49, 2016.

LAZZAROTTI FILHO, Ari; SILVA, Ana Márcia; MASCARENHAS, Fernando. Transformações contemporâneas do campo acadêmico-científico da Educação Física no Brasil: novos habitus, modus operandi e objetos de disputa. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. esp., p. 67-80, 2014.

LAZZAROTTI FILHO, Ari. O periodismo científico da educação física brasileira. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 35-50, 2018.

MACHADO, Thiago da Silva; BRACHT, Valter. Pesquisa pedagógica em educação física e os “estudos nos/dos/com os cotidianos”: entre o contextualismo e a transcendência. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1, p. 319-330, 2018.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11 ed. Petrópolis: Vozes, 2015.

MOSCOVICI, Serge. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SOUSA, Diego Petyk et al. Apropriação da teoria das representações sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física no Brasil: o estado do conhecimento (2004-2016). Pensar a Prática, v. 21, n. 4, p. 796-809, 2018.

SOUZA, Everton; BENITES, Larissa Cerignoni. Teoria das representações sociais e educação física: análise de teses e dissertações defendidas em programas brasileiros de pós-graduação. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, e11710414017, 2021.

TRIANI, Felipe da Silva; NOVIKOFF, Cristina. Representações sociais do corpo: o universo simbólico da formação de professores de educação física. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.

TRIANI, Felipe da Silva. Teoria das representações sociais. In. TRIANI, Felipe da Silva. Representações sociais na Educação Física: investigações do cotidiano. Rio de Janeiro: Autografia, 2021.

TRIANI, Felipe da Silva. A Teoria das Representações Sociais nos estudos sobre formação de professores na Educação Física: mapeando a produção do conhecimento nos periódicos brasileiros. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 01-18, 2021.
Published
2022-09-06