UNIVERSIDADE CONECTADA: EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA POR MEIO DAS REDES SOCIAIS DA UMA/UFT EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
Relata-se resultados de atividades em redes sociais da Universidade da Maturidade, um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins, que recebeu certificação de tecnologia social por promover atividades replicáveis de educação ao longo da via. A questão abordada foi: “Como a Universidade utilizou as redes sociais para cumprir sua missão?". Com o objetivo de analisar a interação entre a instituição e a comunidade com a suspensão das atividades presenciais. A metodologia foi uma busca nas publicações de redes sociais nos anos de 2020 e 2021, e entre os resultados, divulgam-se promoções à educação ao longo da vida, mesmo com o distanciamento social de combate à pandemia de Covid-19.
References
CAETANO, S. V. N.; FALKEMBACH, G. A. M. YOU TUBE: uma opção para uso do vídeo na educação. Renote, v. 5, n. 1, 2007.
CARARETO, M.; CALONEGO, R.; ANDRELO, R.. Novas estratégias comunicacionais diante da pandemia de Covid-19: reflexões sobre o papel público da comunicação organizacional. Revista Internacional de Relaciones Públicas, v. 11, n. 21, p. 227-246, 2021.
DA COSTA, A. P.; OSÓRIO, N. B. A Intergeracionalidade na Universidade da Maturidade-Palmas–Tocantins. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 42, p. 294-307, 2021.
DUARTE, C. S. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo em perspectiva, v. 18, p. 113-118, 2004.
FIGUEIREDO, N. M. A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2.ed.rev.São Caetano do Sul, SP:Yendis Editora, 2007.
GADOTTI, M. Educação popular e educação ao longo da vida. 2016.
GOMES, C. A. D.; GOMES, M. V. A.; MACHADO, M. C. Considerações Acerca da Segurança da Informação nas Redes Sociais. Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online. 2017.
HUSSERL, E. Logical Investigations. J. N. Findlay, Trans. London: Routledge. 2001. In PACIANO, F. O modelo Fenomenológico de Investigação em Pedagogia Social. Artigo – Educar. 1988 - Universidade Autônoma de Barcelona.
MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1996.
NOLETO, L. S. et al. APOIO SOCIAL: velhos da “UMA” em situação de vulnerabilidade em tempo de Covid-19. Revista Observatório , v. 6, n. 2, p. a1pt, 1 abr. 2020.
NUNES FILHO, F. A.; OSÓRIO, N. B.; MACÊDO, C. F. Projeto Ecoponto na Escola, uma experiência de Educação Ambiental intergeracional em escolas públicas de Palmas–TO. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, p. 237-256, 2016.
NUNES FILHO, F. A. et. al. Educação Ambiental Intergeracional: a Oralidade como Instrumento Construtor de Opiniões. Congresso Online Internacional de Educação | II CONIED: 2021.
OLIVEIRA, S. L. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 1997.
OPAS, Organização Pan-Americana da Saúde. Histórico da pandemia de COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19 Acesso em: 25 de set. de 2021.
OSÓRIO, N. B. et al. O Impacto da Educação Física na Saúde de Idosos em Isolamento Social em Tempos de Pandemia. Relato de experiência. Revista Observatório, v. 6, n. 2, p. a4pt-a4pt, 2020.
PATRÍCIO, M. R.; GONÇALVES, V. Facebook: rede social educativa? I Encontro Internacional TIC e Educação, p. 593-598, 2010.
PIZA, M. V. O fenômeno Instagram: considerações sob a perspectiva tecnológica. 2012. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/3243 Acesso em: 27 de set. de 2021.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Ed. Sulina, 2009.
ROCHA, C. M. F. As redes em saúde: entre limites e possibilidades. Opas: 2005. Disponível em: http://www.opas.org.br/rh/admin/documentos/Estar_em_rede.pdf. Acesso em: 29 set. 2021.
SCHERER-WARREN, I. Redes sociais: trajetórias e fronteiras. Redes, sociedades e territórios, v. 2, p. 29-50, 2005.
SHUCH, P. Multiplicando perspectivas e construindo verdades parciais. In: FLEISCHER, S.; SHUCH, P. (Orgs.). Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Letras Vivas, 2010. p. 91-98.
SILVA, M. A. V.; BATISTA, O.; DE RESENDE F. Z. C. Entre os Muros da Universidade e da Escola: a Extensão como Via Indissociável do Ensino e da Pesquisa. 2009.
TAUCHEN, G. O princípio da indissociabilidade universitária: um olhar transdisciplinar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2009.
TOMAÉL, M. I.; ALCARÁ, A. R.; DI CHIARA, I. G. Das redes sociais à inovação. Ciência da informação, v. 34, p. 93-104, 2005.
TRANSFORMA, Rede de Tecnologias Sociais. Universidade Da Maturidade: Uma Proposta de Educação para Adultos e Velhos da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT): Certificações de 2013.
VICTOR, P. L. et al. Velhices: um Novo Desafio para Universidade Contemporânea. O Caso Da UMA/UFT. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 11, p. 9-22, 2019.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).