A FORMA DE AVALIAR E A PROMOÇÃO DO SUCESSO ESCOLAR

Abstract

 

 

Author Biographies

Neila Barbosa Osório , Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Pará (UEPA). Doutora em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP de Marilia/SP).  Docente do Programa Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFT).  Membro do Programa de Pós Graduação em Educação na Amazônia/PGEDA na linha Saberes, Linguagem e Educação. Autora do Programa Universidade da Maturidade (UMA). Pesquisa atualmente as Políticas Sociais do Envelhecimento na Amazônia Legal, Direito do Idoso e as Políticas Públicas Intergeracionais. 

Quenidi Tadeu Bonatti , Universidade Federal do Tocantins (UFT)
   
Sônia Terezinha Baccin Bonatti , Universidade Federal do Tocantins (UFT)
   
Vânia Maria de Araújo Passos , Universidade Federal do Tocantins (UFT)
   

References

AMORIM, A.; SOUZA, S. M. Z. L. Avaliação institucional da universidade brasileira, Estudos em Avaliação Educacional. FCC, São Paulo, n.10, 1994.

ANGELO, T. A.; CROSS, K. P. Classroom assessment techniques: a handbook for college teachers. (2nd. ed.). San Francisco, Jossey Bass, 1993.

BLOOM, B.; HASTINGS, J. T.; MADAUS, G.F. (1975). Manual de Avaliação Formativa e Somativa do Aprendizado Escolar. Trad. Lílian Rochlitz Quintão. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.

BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

Bzuneck, J.A. A motivação do aluno: Aspectos introdutórios. In: E. Boruchovitch; J.A. Bzuneck. (Orgs.). A Motivação do Aluno. Contribuições da Psicologia Contemporânea. (p.9-36). Petrópolis, RJ: Editora Vozes. 4ª edição, 2009.

BZUNECK, J. A. As crenças de autoeficácia dos professores. In: F.F. Sisto, G. de Oliveira, & L. D. T. Fini (Orgs.). Leituras de psicologia para formação de professores. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

DALBEN, A. I. L. F. Avaliação escolar: um processo de reflexão da prática docente e da formação do professor no trabalho. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Minas Gerais, 1998.

DEPRESBITERIS, Lea, TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso... Instrumentos e Técnicas de avaliação da Aprendizagem. São Paulo: SENAC, 1981.

FREITAS, L. C. de. et al. Avaliação Educacional: caminhando pela contramão. Rio de Janeiro, Vozes, 2009.

HOFFMAN, Jussara Avaliação Mediadora. Uma prática da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação. 2005

LUCKESI, C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, Cortez, 2000.

UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: satisfação das necessidades básicas de aprendizagem Jomtien, 1990. Disponível em http://unesdoc.unesco.org/images/0008/000862/086291por. pdfAcesso em 14dez.2015

__________Verificação ou Avaliação: O que pratica a escola? Ideias. N8, São Paulo, FDE, 1998. p.133 -140.

VILLAS BOAS, B.M. DE F. Compreendendo a avaliação formativa. In. VILLAS BOAS, B.M. de F. (Org.) Avaliação formativa: práticas inovadoras. Campinas, SP, Papirus, 2011.

Published
2022-03-11