“UM PARCEIRO, ALGUÉM QUE TÁ ALI COM UMA CAMISA ESCRITA: ‘POSSO AJUDAR?’”: (AUTO) CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SUPERVISORES DE ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavras-chave: Desenvolvimento Profissional. Formação de Professores. Professor Supervisor. Educação Física.

Resumo

Objetivou-se identificar e analisar as concepções de professores supervisores (PSs) de Educação Física (EF) da rede pública de ensino de um município da baixada fluminense acerca do estágio supervisionado, bem como de sua função. Caracterizou-se como uma pesquisa transversal de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, com delineamento de um estudo de casos múltiplos. Participaram dois PSs de EF atuantes na rede municipal da baixada fluminense. Utilizou-se a entrevista semiestruturada como instrumento, e a análise de conteúdo para interpretar os dados. Os resultados apontaram que os PSs concebem o estágio como um espaço de aprendizagem e campo profissional e entendem que sua função é de ajudar e avaliar os estagiários. Os PSs ocupam uma posição privilegiada no estágio e, apesar de não demonstrarem ter clareza acerca de seu papel e protagonismo, existe interesse em colaborar com a formação do licenciando e a preocupação em que estes os vejam como alguém que pode ajudá-los.

Biografia do Autor

Rudson Procópio, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor da Prefeitura Municipal de Barra Mansa.

Elizangela Cely, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ). Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Itaguaí. Coordenadora e Professora do Curso de Educação Física do Centro universitário em Nova Iguaçu (UNIABEU-RJ). 

Célia Polati, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ). Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Piraí e do Rio de Janeiro. 

 

José Henrique , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL). Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 

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Publicado
2022-04-08