COMPLEXIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE: NOVOS CAMINHOS PARA A EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI
Abstract
Este estudo visa apresentar reflexão teórica sobre as possibilidades que a complexidade e a transdisciplinaridade apresentam para possíveis transformações na educação do século XXI. Para tanto se realizou revisão de literatura apoiada na pesquisa com abordagem qualitativa objetivando estabelecer um diálogo entre a transdisciplinaridade (enquanto metodologia) e a complexidade (enquanto epistemologia) destacando suas potencialidades para transformações na educação. Diante das considerações e reflexões sobre a Transdisciplinaridade e a Complexidade, nos deparamos com a necessidade urgente de uma reforma educacional, pautada na valorização do ser humano, das relações interpessoais, com a natureza, com o mundo que os cerca. Mais do que nunca, a sensibilidade para ouvir, compreender, respeitar e aceitar o outro e considerá-lo como parte de um todo, se faz necessária e emergente, bem como o avanço no processo da produção de conhecimento por meio de novas metodologias e epistemologias como a Transdisciplinaridade e a Complexidade.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).