JOGOS ELETRÔNICOS E A EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE LAZER E AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo discorrer sobre a relevância dos jogos eletrônicos e a educação física entre o lazer as suas possibilidades pedagógicas das crianças inseridas no contexto escolar, bem como seus benefícios no desenvolvimento de aprendizado das crianças. A partir disso, tendo por base uma pesquisa do tipo bibliográfica, optou-se por utilizar das referências de utilizadas nas disciplinas de Recreação, Lazer e Meio Ambiente, Práticas Corporais de Aventura, Educação Física na Educação Infantil e Jogos e Brincadeiras, do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema. A escolha pelas bibliografias  destas disciplinas se deu pelo fato das mesmas apresentarem conteúdos relacionados as temáticas de jogo, jogos eletrônicos, infâncias e lazer, os quais são proposituras deste estudo. Logo, os jogos eletrônicos contribuem no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos por meio da didática do professor.  Assim, os resultados alcançados mostram que dentre os vários tipos de jogos hoje existentes, os eletrônicos, de uma forma geral, ocupam espaço privilegiado na preferência dos alunos e se tornam uma ferramenta potente para o processo de ensinagem na educação física escolar.

Author Biographies

Ruhena Kelber Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-doutor em Políticas Públicas (UMC). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lecionando na graduação em Educação Física e Psicologia, na residência multiprofissional em Saúde Mental, Família e Comunidade, Saúde Coletiva. Professor Permanente junto ao mestrado profissional em Educação Física e no Doutorado em Educação na Amazônia. Bolsista em Produtividade e Pesquisa (FAPT). Assessor Técnico junto a rede TOPAMA (Ministério da Saúde e UFT). Presidente da Editora Universitária da UFT (EDUFT).

Lucas Coelho dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Educação Física.  UFT. Especialista em Medicina dos Esporte.

Alderise Pereira da Silva Quixabeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestra em Ensino em Ciências e Saúde Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Educação Física (UFT). 

Ana Gabriella Coelho Muniz, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT)

References

ABRÃO, R, K. A política de organização das infâncias e o currículo da Educação Infantil e do primeiro ano. Zero-a-seis, v.1. Florianópolis: UFSC, 2012.
ABRÃO, R, K. e RODRIGUES, M, M. Criar, Montar, divertir e aprender: os jogos, brinquedos e brincadeiras. Uniabeu, v.1. n.27, 2018.
ABRÃO, K. R.; DEL PINO, J. C. Cognição e aprendizagem no espaço da tecnologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1776–1798, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.5934. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5934. Acesso em: 7 dez. 2021.
ABRÃO, R. K. et al. A constituição da infância permeada pelo contexto social, mídia e brinquedo. Zero-a-seis, Florianópolis, v. 17, n. 31, p. 79-90, jun./2015
AIRES, M. V. ; RODRIGUES, A. C. S. ; SCHWARTZ, S. ; FERREIRA, R.K.A. . Estratégias para o trabalho com textos na universidade. Research, society and development, v. 9, p. 1-19, 2020.
ALVES, L. R. G. A cultura lúdica e a cultura digital. In: Revista Entre ideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. jul./dez. 2014. Disponível em: Acesso em: 02 set. 2021.
ANDRADE, D. C.; SOUSA, L. G. S.; ROCHA, P. R. M.; SANTOS, T. S.; QUIXABEIRA, A. P.; FERREIRA, R.K.A.. A Educação física na infância: a importância das brincadeiras tradicionais como forma de aprendizagem no ambiente escolar. Multidebates, v. 21, p. 205, 2021.
BARACHO, A. F. O., GRIPP, F. J.. LIMA, M. R.. Os exergames e a educação física escolar na cultura digital. Rev. Bras. Ciênc. Esporte 34 (1). Mar. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-32892012000100009 Acesso em 02 de dezembro de 2021.
BARBOSA, E. O. ; BARBOSA, E. O. ; SALES, D. F. O. ; PIMENTEL, D. M. ; VAGHETTI, C. A. O. ; CARNEIRO, L. S. F. ; RODRIGUES-SOBRAL, M. M. ; Monteiro-Junior, R. S. . Virtual Reality-Based Exercise Reduces Childrens Simple Reaction Time. International journal of sports science, v. 10, p. 112-116, 2020.
BRAGA, M. Realidade virtual e educação. Revista biológica e ciências da terra. V1, n 1, 2011.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, Seção I, 23 dez. 1996. DARIDO, S. C. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividades físicas. Revista Brasileira de Educação Física e esporte. v. 18, n. 1, p., 2004.
FERREIRA, R. K. A. .; SANTOS, E. da S. . Breves considerações sobre a documentação pedagógica . Research, Society and Development, [S. l.], v. 10, n. 9, p. e15010917782, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i9.17782. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17782. Acesso em: 6 dez. 2021.
GADÊLHA, G. T. S, et al. Jogos eletrônicos e suas possibilidades na educação física escolar- Uma revisão sistemática. Brazil. J. of Develop. Curitiba. V. 6, n 6, p.32950-32961. Jun. 2021.
LAKATOS, E. M. Fundamentos de Metodologia Científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MAGAGNIN. C. D. M.; CARNIELLO. L. B. C. e TOSCHI; M. S.. A interferência dos jogos eletrônicos na prática da educação física. Disponível em: Acesso em: 16 de mai de 2021.
MAGRO, C. F. L.; COUTO JUNIOR, D. R.. Os jogos eletrônicos na educação infantil: outras possibilidades de ensinar e aprender. Ano XI, n. 09. Setembro/2015. NAMID/UFPB - http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica. Disponível em: . Acesso em: 02 Mai. 2017.
MARTINS, M. C. D.; TOSCHI, M. S. Aprendizagem escolar: os jogos eletrônicos na formação do aluno. Texto sem ano e páginas. Disponível em: . Acesso em: 03 Mai. 2021.
MENEGHINI, V., et al. Percepção de adultos mais velhos quanto à participação em um programa de exercício físico com exergames: estudo qualitativo. Ciências e saúde coletiva, 21(4):1033-1041,2016. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2016.v21n4/1033-1041/pt Acesso em 02 de dezembro de 2021.
MONTEIRO, L. de C. S.; VELÁSQUEZ, F. S. C.; SILVA, A. P. S. Jogos eletrônicos de movimento e educação física: uma revisão sistemática. DOI 10.5216/rpp.v19i2.39153. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 2, abr./jun. 2016.
MONTEIRO, T. V. B.; MAGAGNIN, C. D. M.; ARAÚJO, C. H. dos S.. Importância dos jogos eletrônicos na formação do aluno. 2015. Disponível em: . Acesso em: 02 set.2021.
OLIVEIRA, L. A. P. SHWARTZ, G. M. Exergames em casa e na recreação hoteleira: Perspectiva de pais. Licere, Belo Horizonte, v 22, n 2, jun/2019.

QUIXABEIRA, A.; ABRÃO. K. . Uma análise da produção do conhecimento em periódicos da educação física: o corpo em destaque. PESQUISEDUCA, v. 13, p. 372-384, 2021
RAMOS, D. K.. Jogos cognitivos eletrônicos na escola: exercício e aprimoramento dos aspectos cognitivos. Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Educação, Departamento de Metodologia de Ensino, Brasil, 2013. Disponível em: http://www.comunidadesvirtuais.pro.br/seminario-jogos/files/Jogos%20cognitivos%20eletr%C3%B4nicos%20na%20escola.pdf Acesso em 02 de dezembro de 2021.
REIS, L. J. de A. CAVICHOLLI, F. R. Jogos eletrônicos e a busca da excitação. Movimento, vol 14, núm 3, septiembre-diciembre, 2008, pp. 163-183 Escola de Educação Física Rio Grande do Sul, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=115316012009 Acesso em 02 de dezembro de 2021.
SANTOS. A.; LAURO, B. R. Infância, criança e diversidade: proposta e análise. Juiz de Fora - MG, 2010, 08 p. Disponível em: Acesso em: 26 mai. 2017.
SHWARTZ, G. M. , et al. Apropriação das tecnologias virtuais como estratégias de intervenção no campo do lazer: os webgames adaptados. Licere, Belo Horizonte, v 16, n 3, set/2013. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1882/1263 Acesso em: 02 de Dezembro de 2021
SILVA. A. P.. A importância dos jogos/brincadeiras para a aprendizagem dos esportes nas aulas de educação física. São Luís, 2007. Disponível em: . Acesso em: 02 Mai. 2021.
TAVARES, A. L.; QUIXABEIRA, A. P.; ARAÚJO, B. C. de; KELBER ABRAO, R. . NOTAS SOBRE a relevância dos jogos populares na educação física na infância. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, [S. l.], v. 2, n. 7, p. e27526, 2021. DOI: 10.47820/recima21.v2i7.526. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/526. Acesso em: 6 dez. 2021.
VAGHETTI, C. A. O.; MUSTARO, P. N. ; BOTELHO, S. S. C. . Exergames no ciberespaço: uma possibilidade para a educação física. Tecnologia Educacional, v. 40, p. 32, 2011.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia pedagógica. Edição comentada Guillermo Blanck (org.). Porto Alegre: Artmed, 2002.
Published
2022-08-29