AS RECONFIGURAÇÕES DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DIANTE DO ENSINO REMOTO E AS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO FORMATIVO

Keywords: Educação Física. Formação de Professores. Estágio Curricular Supervisionado. Ensino Remoto.

Abstract

O objetivo desta pesquisa foi analisar as implicações para o processo formativo ocasionadas pelas reconfigurações do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física diante do contexto de implementação do ensino remoto emergencial. Participaram da pesquisa 11 acadêmicos matriculados na disciplina Estágio Curricular Supervisionado I de uma universidade pública situada na mesorregião norte central do Paraná. Os dados foram produzidos por meio de um questionário elaborado na plataforma Google Forms® e analisados com base no método de análise de conteúdo. Foram evidenciadas implicações ao processo formativo, que ora se configuram como novas aprendizagens, ora denotam prejuízos à formação inicial devido as limitações nas vivências e experiências da real dimensão do trabalho pedagógico necessárias a construção da identidade profissional e dos saberes docentes. Reitera-se a importância do estágio como eixo articulador da formação de professores que requer a constante reflexão, num exercício cíclico da práxis pedagógica, saberes docentes e desafios cotidianos.

Author Biography

Andréia Paula Basei, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade Estadual de Maringá (UEM - Campus Regional do Vale do Ívai). 

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Published
2022-04-08