“ELES SE AMAM DE QUALQUER MANEIRA”: A SEMANA ARCO-ÍRIS NO IFRN/CAMPUS MOSSORÓ
Abstract
O artigo aborda o protagonismo do Grêmio Estudantil “Valdemar dos Pássaros”, na idealização da I Semana Arco-Íris, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Mossoró. O evento teve como objetivo trazer a temática de gênero e diversidade para debate, tendo em vista os índices alarmantes de LGBTQI+fobia no Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com uso de entrevistas abertas com organizadores/as do evento (estudantes e docentes). Os relatos mostraram que abordar sobre a diversidade sexual requer o enfrentamento de preconceitos e de conflitos para combater a LGBTQI+fobia, reduzir índices de evasão escolar de pessoas LGBTQI+QIA+ e promover visibilidade e respeito à diversidade sexual, inclusive, nos espaços de trabalho.
References
BENEVIDES, B. G., NOGUEIRA, S. N. B. (Org.). Dossiê dos assassinatos e da violência contra travestis e transexuais brasileiras em 2019. São Paulo: Expressão Popular, ANTRA, IBTE, 2020.
BENTO, B. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
BOUTIN, A. C. B. D.; FLACH, S. F. Emancipação humana, emancipação política e grêmio estudantil: alguns apontamentos. Educação, cultura e sociedade, Sinop, v. 5, n. 2, p. 136-147, jul./dez. 2015.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminino e subversão da identidade. 8. ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CABRAL, E. A. Brasil: o país que mais mata pessoas travestis e transexuais no mundo. In: NOGUEIRA, S. N. B.; AQUINO, T. C.; CABRAL, E. A. (Orgs.). Dossiê: a geografia dos corpos das pessoas trans. Brasil: Rede Trans-Brasil, 2017. p. 47-69.
CARRARA, S. Educação, diferenças, diversidade e desigualdade. In: BRASIL. Secretaria de Políticas para mulheres. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e Relações Étnico-Raciais. Rio de Janeiro: CPESC; Brasília: SPM, 2009. p. 13-16.
COUTO JUNIOR, D. R. Aí que acaba meu mar de rosas e começa o meu calvário: gênero, sexualidade e o aprendizado com a diferença. Periferia, Duque de Caxias, v. 9, n. 2, p. 59-79, jul./dez 2017.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Proposta Curricular. Revista da ETFRN, Natal, ano 11, n. 9, jan. 1995.
FRANÇA, R.; SILVA JUNIOR, J. C.; ARAÚJO, M. C. C. Transcendendo territórios: a geografia da violência sobre a população LGBTQI do estado do Rio Grande do Norte (Brasil). In: ALBANO, G. P.; ALVES, L. S. F.; ALVES, A. M. (Orgs). Capítulos de Geografia do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros/RN: REDE-TER, 2020. V. 3. p. 133-165.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 22. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade. 11 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988. V. 1.
GOHN, M. G. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Revista Meta/Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr. 2009.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Organização didática do IFRN. Natal: IFRN, 2012a.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN, 2012b.
IFRN MOSSORÓ REALIZA A SEMANA ARCO-ÍRIS. Jornal TCM. Mossoró: TCM 10 HD, 26 de julho de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fNhSgGC-Zvo. Acesso em: 10 abr. 2018a.
JUNQUEIRA, R. D. Homofobia nas escolas: um problema de todos. In: JUNQUEIRA, R. D. (Org.). Diversidade sexual na educação: problematizações sobre a homofobia nas escolas. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação continuada, Alfabetização e Diversidade, UNESCO, 2009. p. 13-52.
LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
LOURO, G. L. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, G. L. (Org). O corpo educado. Pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 9-33.
LOURO, G. L. Um corpo estranho. Ensaios sobre sexualidade e teoria queer. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
MELO, K. M. T.; SOUZA, F. C. S.; PONTES, V. M. A. Heteronormatividade e ensino na educação básica: um estado do conhecimento. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 648–665, 2019.
MORENO, M. Como se ensina a ser menina. São Paulo: Moderna, 1999.
NOGUEIRA, S. N. B. Introdução. In: NOGUEIRA, S. N. B.; AQUINO, T. A.; CABRAL, E. A. (Orgs.). Dossiê: a geografia dos corpos das pessoas trans. Aracajú: Rede Trans-Brasil, 2017. p. 4-5.
PINO, A. M. O. Diversidade sexual e educação: uma relação de desafios e Possibilidades. Natal: IFRN, 2017.
QUEIROZ, K. S. A Unidade de Ensino Descentralizada da ETFRN em Mossoró/RN: contextualização histórica e práticas de formação. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
SEMANA ARCO-ÍRIS. Bom dia Mossoró. Mossoró: TCM 10 HD, 26 de julho de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=w462_36m7BE. Acesso em: 20 jul. 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).