“TRANSFORMAÇÃO DIDÁTICO PEDAGÓGICA” DO FUTSAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
O presente trabalho sugere uma transformação didático-pedagógica para o ensino do futsal no ensino fundamental. Tratando do histórico esportivista, mecanicista e tradicional da década de 1980, os professores formados nessa época trazem nas suas aulas aspectos de rendimentos e desenvolvimento técnico esportivo. Destacamos o futsal para exemplificar as possibilidades pedagógicas na escola, dessa maneira considerando a relevância do esporte na escola como ferramenta para prática crítica das modalidades esportivas. Esse trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino do Futsal a partir da abordagem pedagógica crítico-emancipatória, visando o processo de ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental. Para chegar nesse objetivo utilizamos a metodologia de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico elencando os principais livros e artigos científicos. As bases de dados dessa pesquisa foram: a Biblioteca da Universidade Federal do Tocantins - câmpus de Miracema; o Scielo; e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os referenciais que deram base para a construção da proposta de ensino do futsal foram: livros, artigos científicos, teses e dissertações. Das obras de Elenor Kunz extraímos e exploramos as dimensões de “trabalho”, “interação” e “linguagem” e, juntamente com os outros trabalhos consultados, apresentamos uma proposta de caráter crítico e reflexivo, de forma que possa se distanciar das aulas de Educação Física que tenham caráter meramente técnico e mecânico, e que possa agregar valores ao ensino do Esporte/Futsal na escola, derrubando os paradigmas hegemônicos presentes no ensino dos esportes coletivos, ainda hoje praticados por muitos professores nas escolas. Entendemos que ainda há muito o que ser estudado e desenvolvido no ensino do esporte/futsal, visando, principalmente, o ensino-aprendizagem por meio da abordagem crítico-emancipatória.
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