EDUCAÇÃO PARA A HUMANIZAÇÃO E A DEMOCRACIA : REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO ATUAL CONTEXTO DA PANDEMIA
Abstract
Com o advento da pandemia da Covid-19, presenciamos uma crise sem precedentes. No Brasil, o contexto social, político e econômico aponta-nos para uma grande ameaça ao modelo de vida democrático e por outro lado, o contexto pandêmico desvelou grandes problemas sociais e educacionais, de forma explícita as disparidades e as diferenças de acesso à educação, à saúde e às tecnologias. Com base nessas premissas, desenvolvemos uma reflexão pautada em uma análise qualitativa, quanto à abordagem do problema; reconstrutiva, crítica e hermenêutica, quanto aos objetivos; e, bibliográfica, com relação aos procedimentos, os quais se ancoram em autores vinculados com a temática, mas especialmente, às ideias e conceitos apontados por Ball, Maguire e Braun (2016). O texto foi dividido em dois momentos: no primeiro, refletimos sobre o contexto excludente, agravado pela pandemia e, no segundo momento, apontamos a atuação política escolar com base no acesso à educação como direito e as contribuições para o cenário atual, perspectivando uma educação equitativa, democrática, emancipadora, humanizada e sensível.
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