A FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: UMA EXPERIÊNCIA E SETE DESAFIOS PARA REFLEXÃO
Abstract
O presente artigo traz para o debate a experiência da Universidade Federal do Tocantins- UFT em relação à formação docente continuada no ensino superior. O O Programa de Formação Continuada da UFT (Profor) surgiu em 2014, após outras inciativas pontuais. Foi concebido como um programa permanente, para contribuir com a difusão de uma prática pedagógica reflexiva, a partir da construção de um diálogo aberto e profícuo entre docentes, estudantes, técnicos-administrativos e a gestão do ensino superior na UFT. Esta experiência buscou fortalecer o ensino de graduação a partir da construção de um intenso e aprofundado debate. Destacamos sete desafios fundamentais para pensarmos em relação a formação de professores do ensino superior, a saber: Novo perfil do docente ingressante; Fragilidades na relação entre atribuições acadêmica e administrativa; Vaidade profissional; Resistência dos Cursos de Bacharelado e Tecnológico; Desvalorização da carreira docente; Inclusão social e diversidade cultural; e, o Programa de Formação Docente como política educacional institucional. As sete questões aqui elencadas, a partir da experiência junto ao Profor, longe de esgotarem o debate, pretenderam suscitar reflexões, seja no enfrentamento de temas polêmicos, como a vaidade profissional e a resistência dos cursos de bacharelado e tecnológicos, seja no reconhecimento de que ainda temos um longo caminho a percorrer.
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