SER PAIS DE SEUS PAIS: A VELHICE E O ABANDONO FAMILIAR NOS CONTOS DURANGO KID QUASE ME PEGOU, DE ERRE AMARAL E FELIZ ANIVERSÁRIO, DE CLARICE LISPECTOR

Palavras-chave: Conto. Velhice. Abandono.

Resumo

Este artigo objetiva analisar dois contos da literatura brasileira que retratam a senescência e as suas consequências. Devido a um crescimento no envelhecimento populacional no Brasil, previsto pelo IBGE (2018), faz-se necessário refletir sobre o papel do idoso na sociedade e as mudanças dessa concepção que impactam diretamente no tratamento destinado a ele. Para tanto, buscou-se observar como a velhice é retratada na ficção, de modo a evidenciar aspectos relevantes acerca do tema. O corpus desta pesquisa foram os contos “Durango kid quase me pegou”, de Erre Amaral e “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector, que trazem como protagonistas idosos no contexto familiar, analisados à luz de Massaud Moisés (2006) e Júlio Cortázar (2006), autores que versam sobre o gênero narrativo conto e Simone de Beauvoir (1990) e Carmen Secco (1994) quanto ao envelhecimento. Logo, concluiu-se que os idosos passam, em geral, por um processo de perdas físicas e funcionais, como também de ausências afetivas que os anulam e impedem uma existência plena na velhice.

Biografia do Autor

Rebeca Mendes Garcia, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestre em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).  Especialista em Literatura Brasileira pela Faculdade Dom Bosco. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Atualmente, exerce o cargo de Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Tocantins. 

Referências

AMARAL, E. Durango kid quase me pegou. In: DIAS, A.; BINDA, G.(orgs.). Sem a loucura não dá: a poesia de Sérgio Sampaio em prosa. Vitória: Cousa, 2017.

ARAÚJO, L. A. B. Sérgio Sampaio e a paródia tropicalista em eu quero é botar meu bloco na rua. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/6281/1/arquivototal.pdf. Acesso em: 5 de set. de 2020.

BEAUVOIR, S. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 8 ed. São Paulo: T.A. Queiroz, 2000.

CORTAZÁR, J. Alguns aspectos do conto e do conto breve e seus arredores. In: Valise de cronópio. São Paulo: Perspectiva, 2006.

LISPECTOR, C. Feliz aniversário. In: ______. Laços de família. Rio de Janeiro: 1998.

MOISÉS, M. A criação literária: Prosa I. São Paulo: Cultrix, 2006.

PERISSÉ, C; MARLI, M. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/d4581e6bc87ad8768073f974c0a1102b.pdf. Acesso em: 5 de set. de 2020.

SECCO, C. L. T. Além da idade da razão: longevidade e saber na ficção brasileira. Rio de Janeiro: Graphia, 1994.

Publicado
2022-02-16