SABERES ESPECÍFICOS E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NO PROFEPT - LINHA DE PESQUISA ORGANIZAÇÃO E MEMÓRIAS DE ESPAÇOS PEDAGÓGICOS NA EPT

Abstract

Neste artigo apresentamos as reflexões sobre a orientação e a produção de conhecimento advinda no contexto do Mestrado Profissional em Educação Profissional (ProfEPT), na Linha de Pesquisa em Organização e Memórias dos Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, fazemos uma breve análise do cenário da Pós-graduação no Brasil e do surgimento dos mestrados profissionais, bem como da proposta da Área de Ensino da CAPES. Apresentamos, em linhas gerais analisamos a proposta do ProfEPT, a contextualização da Linha de Pesquisa em foco nesse espaço e os macroprojetos a ela associados. Por fim, apresentamos brevemente as dissertações e produtos educacionais desenvolvidos pelos mestrandos e orientados pelas autoras, demonstrando sua complexidade, bem como a aderência tanto à proposta do Programa como com os problemas de pesquisa identificados no mundo do trabalho.

Author Biographies

Clarice Monteiro Escott, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

 

Maria Cristina Caminha de Castilhos França, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

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Published
2021-11-12