UM OLHAR SOBRE O SISTEMA ESCOLA-FAZENDA NA ESCOLA AGROTÉCNICA FEDERAL DE MANAUS-AM (1979-1993)
Abstract
Este texto propõe-se a discutir um olhar sobre o Sistema Escola-Fazenda na Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM no contexto de 1979 a 1993. O suporte teórico contou com as contribuições de Antonio Viñao Frago (1995) e Dominique Julia (2001). A metodologia utilizada encontra-se embasada em uma pesquisa de cunho qualitativo, sendo a pesquisa bibliográfica, documental e de campo como metodologia de coleta de dados. Desse modo, inicialmente são apresentados o referencial teórico e o processo metodológico da pesquisa, tendo a cultura escolar como categoria de análise. Posteriormente, foi discutido um olhar sobre o Sistema Escola-Fazenda na Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM, sendo apontado que o seu funcionamento foi bastante dinâmico nesta instituição escolar. Finaliza convidando os pesquisadores a continuarem desvelando o funcionamento deste sistema tanto na Escola Agrotécnica Federal de Manaus como nas outras Escolas Agrotécnicas Federais do Brasil.
References
ALBUQUERQUE, Maria José Ramos de. Os técnicos na produção dos ribeirinhos do Amazonas.1984. 290 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, RJ, 1984.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Trad. de Luis Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BIULCHI, Paulo Vitório. A Educação Agrícola no Sistema Escola-Fazenda e com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: uma análise crítica da disciplina de Mecanização Agrícola. 2005. 32 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2005.
DOCENTE. Entrevista cedida por um professor da Escola Agrotécnica Federal de Manaus -AM para confecção da dissertação intitulada “Cultura e práticas escolares na Escola Agrotécnica Federal de Manaus-AM (1979-1993)”. Cedida em 04 mar. 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MEC/SENETE. Diretrizes de Funcionamento das Escolas Agrotécnicas. Brasília, 1990.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
OLIVEIRA, Aurélio Taborda de; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Antonio Viñao Frago: a crítica da educação como crítica cultural. In: REGO, Cristina Teresa (org.). Memória, história e escolarização. Petrópolis: Vozes; São Paulo, SP: Revista Educação; Editora Segmento, 2011. (Coleção Pedagogia Contemporânea, Vol. 3).
OLIVEIRA, Gleice Izaura da Costa. De Patronato Agrícola à Escola Agrotécnica Federal de Castanhal: o que a história do currículo revela sobre as mudanças e permanências no currículo de uma instituição de ensino técnico? 2007. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Pará, Belém, PA, 2007.
SOBRAL, Francisco José Montório. Retrospectiva Histórica do ensino agrícola no Brasil. Revista brasileira da educação profissional e tecnológica, [s. I.], v. 2, n. 2, p. 78-95, 2009.
SOUZA, José Eurico Ramos de. As Reformas da Educação Profissional e a diversidade cultural: um estudo de caso na Escola Agrotécnica de São Gabriel da Cachoeira. 2011. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus-AM, 2011.
TAVARES, Carlos Alberto. A formação do técnico em agropecuária no Sistema Escola–Fazenda. Anais da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica. Recife, vol. 4, p.314-339, 2007.
VIÑAO FRAGO, Antonio. Historia de la educación y historia cultural: posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, s/n., p. 63-82, 1995.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).