A EDUCAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO
Abstract
A expressão administração pode ser definida como o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades de uma organização. Por outro lado a gestão é o ato de gerir, de dirigir coisas públicas ou privadas. Este artigo teve como objetivo descrever os processos administrados que ocorrem nas organizações e demonstrar as concepções de gestão escolar. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica em artigos, livros, dissertações de mestrado, revistas científicas e sites da Internet. Apoiado na metodologia identificou-se como processos administrativos o planejamento, a organização, a execução e o controle e como concepções de gestão escolar a técnico-científica e a sociocrítica. Nessa perspectiva, a administração e a gestão são essenciais nas empresas: que visam lucro e nas organizações escolares.
References
ARAÚJO, Maria Cristina Munhoz. Gestão escolar. Curitiba: IESDE, 2009.
BRASIL, Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm. Acesso em: 15 dez. 2020.
______, Lei 9394. Lei das diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 dez. 2020.
BRITO, Renato de Oliveira; LUIZ, Síveres. As características da participação da comunidade escolar em um modelo de gestão compartilhada. Sophia, Armenia, v. 11, n. 1, p. 9-20, jan./jun. 2015.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2003.
DICIO, Dicionário Online de Português. Gestão. 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/gestoes/. Acesso em: 03 jan., 2021.
DOURADO, Luiz Fernandes. Gestão da educação escolar. 3. ed. Brasília: Universidade de Brasília, Centro da Educação à Distância, 2008.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2002.
JACOBSEN, Priscila. Como fazer uma revisão bibliográfica. 2017. Disponível em: ufrgs.br/blogdabc/como-fazer-uma-revisao-bibliografica-2/. Acesso em: 05 jan., 2021.
JONES, Gareth R.; GEORGE, Jennifer M. Fundamentos da administração contemporânea. 4. ed. Porto Alegre, RS: AMGH Editora Ltda, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
LÜCK, Heloísa. Dimensões da gestão escolar e suas competências. Curitiba, Positivo, 2009.
MAXIMIANO, Antônio Cesar Amaru. Introdução à administração. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Administração. 2020. Disponível em: https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/administracao. Acesso em: 20 dez., 2020.
OLIVEIRA, Daniel Júnior de. Gestão escolar: da perspectiva dos professores de ciências a uma proposta formativa. 2017. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciências e Matemática) Programa de Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás –Câmpus Jataí, Goiás, 2017.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar à luz dos clássicos da pedagogia. 2021. Disponível em: https://www.vitorparo.com.br/administracao-escolar-a-luz-dos-classicos-da-pedagogia/. Acesso em: 07 jan., 2021.
______. Administração escolar: introdução crítica. 16. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
ROSSÉS, Gustavo Fontinelli. Introdução à administração. Santa Maria, RS: Universidade Federal de Santa Maria, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria: Rede e-Tec. Brasil, 2014.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal marxismo e educação em debate, v 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.
SOARES, Alairton Luís Araújo. Objetivo da educação e as concepções de organização e gestão escolar. 2010. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/objetivo-educacao-as-concepcoes-organizacao-gestao-escolar.htm. Acesso em: 03 jan., 2021.
URÂNIA, sistemas. Benefícios para a gestão escolar. 2020. Disponível em: https://horario.com.br/blog/6-beneficios-do-urania-para-a-gestao-escolar/. Acesso em: 07 jan., 2021.
WILLIAMS, Chuck. Adm: princípios de administração. 2. ed. São Paulo: Cengage, 2017.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).