EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA ESCOLA: REPERCUSSÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Abstract
A escola promove processos de ensino-aprendizagem como parte do exercício de direitos. Contudo, a sociedade capitalista tem, em sua gênese, a desigualdade social, oriunda das relações de trabalho centradas na exploração da força de trabalho. O objetivo do presente artigo consiste em elucidar a repercussão das expressões da questão social no processo de aprendizagem de crianças que cursam o 5º ano do ensino fundamental, anos iniciais em escolas públicas. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à pesquisa bibliográfica. Constatou-se que as expressões da questão social, como a falta de condições financeiras, moradias precárias, violência doméstica, bem como repressões psicológicas e falta de afetividade, analfabetismo dos pais, podem comprometer o processo de ensino-aprendizagem. Contudo há de se considerar todos os fatores desse processo como: sociedade, família, sistema educacional, escola, sala de aula e aluno. Faz-se necessária a implementação de políticas sociais que alicercem a escola para cumprir efetivamente o seu papel pedagógico.
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