PROJETO BATUQUE – OS DESAFIOS DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Abstract
O presente artigo apresenta uma leitura, em fora de relato de experiência, sobre o projeto História e Cultura Afrobrasileira e Africana desenvolvido em atividades de extensão intitulado “Projeto Batuque”, criado e em funcionamento desde o ano de 2004 e tem como público-alvo estudantes da 2ª Série do Ensino Médio da Educação Básica, do Colégio Estadual de Cristalândia - TO. O projeto tem como objetivos principais discutir a interculturalidade no Brasil, por meio das disciplinas de História e Arte, bem como combater o racismo estrutural e promover o respeito às diferenças no ambiente escolar de acordo com o que determina a Lei 10639/03. Para tanto, o projeto passa por várias etapas durante o ano letivo, a começar pela mobilização a partir da contextualização dos períodos escravista e pós-abolição no Brasil, seguido do estudo sobre a realidade educacional brasileira para os negros. Para o embasamento teórico, utilizamos Eliane Cavalleiro (2003), Maria Aparecida Silva Bento (2002),Rosa Margarida, 2004, Maria Lúcia de Arruda Aranha ( 1996), Paulo Freire (1996), Sara Taleb Rassi, Suely Ferreira Lopes Molina e Lúcia de Fátima Lobo Cortez Amado (2004), Nei Lopes (2207), além de leituras complementares, periódicos e artigos científicos.
References
BENTO, Maria. A. Silva. Cidadania em Preto e Branco: Discutindo as relações raciais. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.
CAVALLEIRO, Eliane, Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LDB – Leis de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394. 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf Acesso em dezembro de 2020.
LOPES, Nei. O Racismo explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.
RASSI, Sarah.T. et al. O Brasil também é negro. Goiânia: Ed. da UCG, 2004.
ROCHA, Rosa Margarida. de C. Almanaque Pedagógico Afro-brasileiro: Uma proposta de intervenção pedagógica na superação do racismo no cotidiano escolar. Belo Horizonte: Mazza Editora, 2004.
SILVÉRIO, Valter. R. et al. Relações éticos-raciais: um percurso para educadores. São Carlos: EdUFSCar, 2012.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).