ESCREVIVENDO: EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA REPRESENTADAS EM MEMORIAIS DE PROMOÇÃO PARA A CARREIRA DE TITULAR

Palavras-chave: Memorial. Docência Feminina. Carreira EBTT. Escrevivências.

Resumo

Os memoriais apresentados por docentes para o acesso à carreira de Titular da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) são analisados como registros de escrita de si (GOMES, 2004) que nos possibilitam observar dimensões individuais do desenvolvimento da carreira de professoras e pistas sobre a docência nas instituições federais. O artigo analisa 4 memoriais produzidos por professoras, documentos de teor autobiográfico que podem subsidiar pesquisas no campo da história da educação profissional. A metodologia de análise é a Análise Textual Discursiva (ATD), adequada às pesquisas de caráter qualitativo. Teoricamente, além dos estudos autobiográficos em educação (PASSEGGI, 2008), dialoga-se com o conceito de Escrevivência (SOARES; MACHADO, 2017), constituído a partir de histórias particulares que remetem a experiências coletivizadas. Os resultados indicam a escolha do gênero e, a partir dele, a construção e reconstrução das trajetórias pessoais, apresentando convergências que levam a perceber a experiência individual de submissão ao processo de promoção e os aspectos contextuais que cercam as vivências.

Biografia do Autor

Ilane Ferreira Cavalcante, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora de Língua Portuguesa. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP-IFRN.

Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará

Doutora em História. Professora titular da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT-IFPA e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP -IFRN. Professora da Licenciatura em História e do Ensino Médio Integrado do Campus Belém do IFPA. 

Referências

ANDES-SN. Carta de Manaus. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://portal.andes.org.br/imprensa/documentos/imp-doc-1484027298.pdf. Acesso em: 01 jun. 2021.

ANDRADE, S. da M. C. de. Memorial acadêmico descritivo. Belém: IFPA, 2016.

BARROS, N. C. S. Arquivos da vida, arquivos da história: as experiências intelectuais de Joaquim Inojosa e os usos da memória do modernismo. 2012. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, 2012.

BRASIL Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008. Dispõe sobre a reestruturação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - PGPE, de que trata a Lei no 11.357, de 19 de outubro de 2006, do Plano Especial de Cargos da Cultura, de que trata a Lei no 11.233, de 22 de dezembro de 2005, do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei no 11.091, de 12 de janeiro de 2005, da Carreira de Magistério Superior, de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987, do Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, e do Plano de Carreira do Ensino Básico Federal; institui sistemática para avaliação de desempenho dos servidores da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Brasília, DF, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11784.htm. Acesso em: 01 jun. 2021.
BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação e dá outras providências. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 01 jun. 2021.

BRITO, D. S; CALDAS, F. S. A Evolução da Carreira de Magistério de Ensino Básico, Técnico e Tecnológica (EBTT) nos Institutos Federais. Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica, Natal, n. 10, v. 1, 2016. Disponível em: www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/download/4024/1479.Acesso em: 01 jun. 2021.

CORRÊA, J. A. M. Memorial descritivo Professor Titular. Belém: IFPA, 2016.

EVARISTO, C. Becos da memória. 3. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2017

GIL, R. S. de A. Memorial Descritivo. Belém do Pará: IFPA: Novembro de 2015.

GOMES, A. de C. (org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Resolução nº 161/2014. Estabelece as diretrizes para fins de promoção à Classe de Professor Titular da carreira de magistério do Instituto Federal do Pará. Belém, 2014.

KUENZER, A. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília, DF: INEP, 2008.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Revista Ciência & Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006

PASSEGGI, M.C. Memoriais: injunção institucional e sedução autobiográfica. In: PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. (org.). (Auto)biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN, 2008.

REGO, T. C. Trajetória intelectual de pesquisadores da educação a fecundidade do estudo dos memoriais acadêmicos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 19, n. 58. jul./set. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/NfYJVdy8bX7bcZxx65HMtxp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 04 nov. 2015
ROCHA, M. L. P. C.; SANTOS, J. S. W. Carreira do ensino básico, técnico e tecnológico – EBTT: impactos do reconhecimento de saberes e competências na formação e trabalho docente da UFPA. 2019. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SOARES, L. V.; MACHADO, P. S. "Escrevivências" como ferramenta metodológica na produção de conhecimento em Psicologia Social. Revista de Psicologia Política, São Paulo, v. 17, n. 39, p. 203-219, ago. 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2017000200002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 maio 2021.

VIEIRA, C. E. Exercício de escrita de si: uma trajetória intelectual no âmbito do ensino e da pesquisa em história da educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 63, p. 291-312, jan./mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/dyMMc8zhpvLDqLWhTPmrqYP/?lang=pt&format=p df
Publicado
2021-11-12