ESCREVIVENDO: EXPERIÊNCIAS DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA REPRESENTADAS EM MEMORIAIS DE PROMOÇÃO PARA A CARREIRA DE TITULAR
Abstract
Os memoriais apresentados por docentes para o acesso à carreira de Titular da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) são analisados como registros de escrita de si (GOMES, 2004) que nos possibilitam observar dimensões individuais do desenvolvimento da carreira de professoras e pistas sobre a docência nas instituições federais. O artigo analisa 4 memoriais produzidos por professoras, documentos de teor autobiográfico que podem subsidiar pesquisas no campo da história da educação profissional. A metodologia de análise é a Análise Textual Discursiva (ATD), adequada às pesquisas de caráter qualitativo. Teoricamente, além dos estudos autobiográficos em educação (PASSEGGI, 2008), dialoga-se com o conceito de Escrevivência (SOARES; MACHADO, 2017), constituído a partir de histórias particulares que remetem a experiências coletivizadas. Os resultados indicam a escolha do gênero e, a partir dele, a construção e reconstrução das trajetórias pessoais, apresentando convergências que levam a perceber a experiência individual de submissão ao processo de promoção e os aspectos contextuais que cercam as vivências.
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