VOZES QUE SE INTEGRAM NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A ESCRITA DE RESENHA DA OBRA A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Abstract

Neste artigo, visamos apresentar resultados parciais de uma pesquisa que teve por objetivo compreender a produção de sentidos sobre o mundo do trabalho contemporâneo a partir de uma sequência didática para a escrita de resenha da obra A Revolução dos Bichos na escola pública. A sequência didática foi aplicada no período de 16/09/2020 a 10/11/2020 em uma turma com 36 estudantes da 3ª série do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Estadual de Educação Profissional Avelino Magalhães, na cidade de Tabuleiro do Norte-CE. Com base nessa aplicação, discutimos o módulo de uma mesa-redonda sobre a obra realizada via Google Meet com professores de Língua Portuguesa, Filosofia, Geografia, História e Sociologia. A análise revela que o tratamento sócio-histórico-cultural do livro possibilitou novas compreensões por parte dos estudantes que salientam o papel da alienação, do regime ditatorial e da revolução na narrativa.

Author Biographies

Eridene Bezerra da Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo Mossoró. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Estado do Ceará. 

Samuel de Carvalho Lima, INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

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Published
2021-11-12