PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM QUESTÃO
Abstract
Historicamente, sem contar com uma clara política de formação, os professores da Educação Profissional e Tecnológica ingressam na profissão contando com os saberes acumulados ao longo de sua trajetória de vida. Dessa maneira, torna-se relevante compreender as concepções que sustentam suas práticas, bem como as dificuldades enfrentadas por esse grupo de profissionais. O estudo de abordagem qualitativa, tem enfoque teórico metodológico na pesquisa narrativa. Participaram cinco docentes que atuam nas disciplinas técnicas de um Instituto Federal. A pesquisa buscou aporte teórico nos estudos de Tardif (2014), Nóvoa (1992), Freire (2014), Huberman (1992), Kuenzer (2010) e Machado (2008). Conclui-se que os professores buscam estratégias de ensino que se afastam de uma concepção tecnicista e estimulam a participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem, contribuindo para sua formação integral. Destaca-se, que as principais dificuldades apontadas pelos docentes parecem relacionar-se à carência de um repertório de conhecimentos pedagógicos em sua formação inicial.
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