DISCURSOS DE PROFESSORES ACERCA DA FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E POLITÉCNICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: UMA PESQUISA SOBRE O ESTADO DO CONHECIMENTO EM DOIS REPOSITÓRIOS NACIONAIS

Abstract

Este texto contempla uma pesquisa sobre o estado do conhecimento situado no campo da Educação Profissional (EP) no Brasil, mais especificamente, em produções acerca do discurso de professores. Para tanto, realizamos um levantamento na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, com o intuito de investigar a constituição dos discursos docentes acerca da formação humana integral e politécnica na EP no Brasil, resultando em um estudo bibliográfico de oito trabalhos publicados no período de 2011 a 2018. A análise das materialidades aponta que, elementos concernentes ao ideal de formação humana integral e politécnica são mobilizados pelos professores de forma parcial, devido à falta de engajamento acerca dos princípios norteadores de uma pedagogia que congregue educação formal e trabalho com vistas à formação de múltiplas capacidades dos alunos, não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a cidadania crítica.

Author Biographies

Thiago José Ferreira de Sousa, Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional – PPGEP/IFRN. Professor e Coordenador de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba – Campus Campina Grande. E

Avelino Aldo de Lima Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Université Paul Valéry - Montpellier III e pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN) e em Educação (PPGED/UFRN).

Francisco Vieira da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO) da associação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

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Published
2021-11-12