FUNDAMENTOS SOBRE O SER HUMANO E A ESPIRITUALIDADE NATURAL NA EDUCAÇÃO
Abstract
O estudo envolve a concepção de ser humano em suas dimensões bio-psico-espiritual e sua espiritualidade natural. A espiritualidade natural é considerada como uma manifestação autêntica do ser humano, da força vital e criativa expressa nas relações consigo mesmo, com o outro e com o meio, como unidade integrante da natureza. O objetivo geral busca desenvolver fundamentos sobre a espiritualidade natural na educação dentro de uma visão de ser humano multidimensional. A pesquisa é teórica, de abordagem qualitativa e perspectiva fenomenológica, com base prioritariamente na visão de Viktor Frankl; Morin, Tillich, Zubiri e Kovacs. O método da hermenêutica fenomenológica embasa a compreensão dos dados. Os resultados indicam que a espiritualidade natural está relacionada com a visão de ser humano complexa, na dimensão da profundeza espiritual como centro da estruturação e organização da dinâmica de ser no mundo; apontam a educação no processo de mobilização dos fenômenos intrínsecos à existência humana, prioritariamente a vontade de busca por sentido de vida. É possível dizer que, contemplar a espiritualidade natural na educação é fundamental para a organização de saberes que transcendem aos conhecimentos específicos da área e contribuem com a força vital dos sujeitos no encontro do sentido de vida e do conhecimento.
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