A EDUCAÇÃO DO FUTURO E O FUTURO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a educação do futuro e o futuro da educação brasileira, a partir de um cenário de condições atuais adversas, sobretudo nestes tempos de pandemia. Discutimos aqui, sobre a escola como lócus de aprendizagem e criatividade e, apontamos para a importância de se estabelecer uma ciência com consciência, apesar das incertezas presentes em todo o conhecimento. Com esperança, apostamos nas possibilidades criativas e regeneradoras do ser humano para a transformação educacional, social, planetária, a partir da reforma do pensamento e de uma nova via para o futuro da humanidade. Trata-se de um estudo bibliográfico, fundamentado na epistemologia da complexidade, de Edgar Morin.
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ (Acesso em 20/03/2021).
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ministério da Educação. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ (Acesso em 10/04/2021).
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: https://direitodescomplicado.com/download/constituicao-de-1988-em-pdf/ (Acesso em 20/03/2021).
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br (Acesso em 20/03/2021).
BRASIL. FNDE - Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Ministério da Educação. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/financiamento/salario-educacao/sobre-o-plano-ou-programa/entendendo-o-salario-educacao (Acesso em 20/03/2021).
BRASIL. Observatório do PNE - Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/ (Acesso em 20/03/2021).
BRASIL. PNLD - Plano Nacional do Livro e do Material Didático. Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pnld/apresentacao (Acesso em 20/03/2021).
BRASIL. Senado Notícias. Com avanços na educação, Lei Brasileira de Inclusão completa um ano. 06/07/2016. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2016/07/05/com-avancos-na-educacao-lei-brasileira-de-inclusao-completa-um-ano (Acesso em 20/03/2021).
EL PAÍS. Robô Sophia. “Os humanos são as criaturas mais criativas do planeta, mas também as mais destrutivas”. 09 de abril de 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/04/06/tecnologia/1523047970_882290.html (Acesso em 21/03/2021).
EL PAÍS. Índice de Desenvolvimento Humano em 2020 revela como o planeta sustenta os países mais ricos. 15/12/2020. Disponível em: https://brasil.elpais.com/sociedad/2020-12-15/indice-de-desenvolvimento-humano-2020-revela-como-o-planeta-sustenta-os-paises-mais-ricos.html (Acesso em 21/03/2021).
FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
IHU – Número de pessoas com fome vai a 19 milhões, e insegurança alimentar dispara no Brasil. 06/04/2021. Revista IHU on-line. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/608097-numero-de-pessoas-com-fome-vai-a-19-milhoes-e-inseguranca-alimentar-dispara-no-brasil (Acesso em 06/04/2021).
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar. O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus, 2015.
MORIN, E. (com a colaboração de Sabah Abouessalam). É hora de mudarmos de via: as lições do coronavírus. Trad. Ivone C. Benedetti. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.
MORIN, E. Fraternidade: Para resistir à crueldade do mundo. Trad. Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Palas Athena, 2019.
MORIN, E. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Trad. de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; Revisão técnica de Edgard de Assis Carvalho, 2. ed. rev., São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2011a.
MORIN, E. O método 2: a vida da vida. Trad. Marina Lobo. Porto Alegre: Sulina, 2011b.
MORIN, E. O método 4: as ideias. Habitat, vida, costumes, organização. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2011c.
MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2008.
MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. Ed. revista e modificada pelo autor, 8. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005a.
MORIN, E. O método 6: ética. Trad. Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2005b.
MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. Trad. Ilana Heineberg. Porto Alegre: Sulina, 2005c.
MORIN, E. O método 5: a humanidade da humanidade – a identidade humana. Trad. de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MORIN, E. A cabeça bem-feita: Repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN. E. Complexidade e transdisciplinaridade. A reforma da universidade e do ensino fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.
MORIN, E. Ciência com consciência. Trad. Maria Gabriela de Bragança. Mem Martins, Portugal: Publicações Europa-América, [1982].
MORIN, E. e HESSEL, S. O caminho da esperança. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Rio de Janeiro: Bertand Brasil, 2012.
O GLOBO - ECONOMIA. IDH: educação não avança e Brasil fica estagnado no ranking de bem-estar da ONU. 14/09/2018 e atualizado em 05/10/2018 por Manoel Ventura, Martha Beck, Daiane Costa e Bárbara Nóbrega. Disponível em https://oglobo.globo.com/economia/idh-educacao-nao-avanca-brasil-fica-estagnado-no-ranking-de-bem-estar-da-onu-23067716 (Acesso em 21/03/2021).
OLIVEIRA, J. M. da S. A vida das máquinas: o imaginário dos autômatos em O método de Edgar Morin. (tese de Doutorado em Educação). Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.
SACRISTÁN, G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SACRISTÁN, G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SANTOS, B. de S. (Org.) Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Col. Reinventar a Emancipação Social. Vol. 3, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SARAMAGO, José. A caverna. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
SHELLEY, M. Frankeinstein, ou o Prometeu moderno. Trad. Bruno Gambarotto. São Paulo: Hedra, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).