A QUESTÃO DA GERAÇÃO EM TURMAS DE EJA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA HISTÓRIA
Abstract
Esta comunicação resulta da sistematização de algumas reflexões sobre a experiência de dar aula em turmas de EJA, na Rede Municipal de Educação de Goiânia (RME-Goiânia). Examina a questão da presença cada vez maior de adolescentes e jovens em turmas desta modalidade desde a perspectiva da história. Constata que esta presença leva os professores a um estado de perplexidade e inquietação, os adolescentes põem em questão a autoridade do professor e da escola, instauram o conflito com os alunos adultos levando-os à evasão, demandam uma nova organização do tempo e dos espaços escolares, reivindicam uma dinâmica diferente nas aulas. Desenvolve-se aqui a hipótese de que o estado de perplexidade dos professores é fruto da forma como eles avaliam a "cultura juvenil", operando com a moral chegam a compreensões reducionistas que levam a atitudes preconceituosas. Por isso, este estudo propõe uma compreensão da questão que parte da geração como um instrumento metodológico do historiador, examina a especificidade da estrutura de relações entre as gerações em nossa sociedade hoje demonstrando a formação e o desenvolvimento de uma cultura juvenil autônoma, fruto da posição que os jovens assumiram no século passado como um grupo social específico e independente; e expõe, ao longo deste percurso, os componentes da cultura jovem que precisam ser compreendidos pelos professores à luz da história.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).