A PROFICIÊNCIA DOS ALFABETIZANDOS DE MATO GROSSO PUBLICIZADAS NAS AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS: SIMEC/SISPACTO E ANA
Abstract
O objetivo desta pesquisa foi analisar a progressão da apropriação dos direitos de aprendizagem dos alfabetizandos de Mato Grosso, inseridos no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle/Sistema de Monitoramento do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, correlacionando-os aos níveis de proficiências editados na Avaliação Nacional da Aprendizagem. A pesquisa empírica, de abordagem qualitativa, compilou esses resultados e analisou, por equivalências, a consolidação dos direitos de aprendizagem. As análises, dentre outras problematizações, provocaram reflexões vinculadas à formação ofertada aos alfabetizadores. O conhecimento docente é construído gradativamente, por isso a necessidade de insistir em processos formativos sem esperar transformações imediatistas no interior das salas de aulas. Apesar do elevado percentual de crianças que concluíram o ciclo da alfabetização sem consolidarem o processo, as progressões observadas no SisPacto denotaram que a formação continuada ofertada por meio do Pacto, mobilizou inovações pedagógicas que gradativamente poderá elevar os indicadores de aprendizagem.
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