TECNOLOGIAS DIGITAIS EM AULAS PRESENCIAIS E VIRTUAIS NO CURSO DE DIREITO

Abstract

O objetivo deste artigo é analisar como as tecnologias digitais têm sido inseridas nas práticas educativas dos docentes de um curso de Direito presencial de uma universidade comunitária de Santa Catarina. Foram utilizados, como instrumentos de coleta de dados, questionário e entrevista. O questionário foi respondido, em 2019, presencialmente, e a entrevista ocorreu em 2020, quando as aulas passaram ao formato remoto, por meio virtual. Os resultados indicam que os professores utilizam as tecnologias digitais nas aulas presenciais, o que foi intensificado com a virtualização das atividades durante a pandemia. Identificou-se uma preocupação em propor atividades interativas com os estudantes em aulas síncronas. Os educadores reconhecem a importância da formação continuada e dos conhecimentos pedagógicos, além dos tecnológicos.

Author Biographies

Elizabeth Sampaio Taracievicz de Carvalho, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Professora aposentada da rede pública de Santa Catarina. 

Marly Krüger de Pesce, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville , SC. 

 

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Published
2021-10-06