A TERRITORIALIDADE E A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE LOCAL POR MEIO DA TV – CENTRO AMÉRICA
Abstract
Este artigo discute o processo de territorialização cultural na região do Vale do Araguaia como influência do produto televisual. A escolha do tema deveu-se ao fato de que, nessa região, em função de sua formação histórico-geográfica, há uma diversidade sociocultural muito evidente, sobretudo, se se considerar o processo de colonização recente. Assim, estudar esses espaços (território/mídia) implica enveredar por várias abordagens teóricas e metodológicas que vão da Geopolítica às Ciências da Comunicação, tornando os debates acerca da formação de um lugar/território cada vez mais interessantes. Nesse sentido, o objeto de análise deste trabalho é o programa semanal “É Bem Mato Grosso” veiculado pela TV Centro América de Cuiabá. A análise cultural, empreendida a partir do programa, questionou se a programação realizada pela emissora é capaz de representar os 63 municípios receptores do sinal da emissora, contribuindo para a formação de uma identidade local, a qual é constituída por características diversas como os aspectos sociais e econômicos dentre eles: os sotaques, dialetos, as manifestações artísticas e culturais de cada um dos colonizadores do Estado. Dando especial atenção à região do Vale do Araguaia, fronteira com o Estado de Goiás. O arcabouço teórico é fundamentado em Barbero (2004), Coutinho (2008), Catells (1999 e 2004), Rocha (2006) e Sodré (2002), entre outros.
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