A ESCOLARIZAÇÃO DOS CONTOS DE FADAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO: INCIDÊNCIA, AUTORIA E ADAPTAÇÕES
Abstract
Este trabalho, na área de Educação e Linguagem, visa socializar resultados de uma pesquisa, em nível de mestrado, sobre a problemática da escolarização dos contos de fadas em coleções didáticas do Ensino Fundamental I do Programa Nacional do Livro Didático. O objetivo é apresentar características gerais da coletânea das coleções Aprender juntos: letramento e alfabetização e Aprender juntos: língua portuguesa, com foco na análise e interpretação de dados referentes à incidência, à autoria e às principais adaptações decorrentes da escolarização desse gênero. A pesquisa foi alicerçada em procedimentos de análise quantitativa e qualitativo-interpretativista, com sustentação em fontes documentais e aportes teóricos interdisciplinares, como Bakhtin (2003), Cosson (2015) e Soares (2001). Em linhas gerais, os resultados mostraram que há incidência dos contos de fadas em diferentes versões nessas coleções, de autores clássicos e contemporâneos da Literatura Infantojuvenil, numa escolarização que privilegia a seleção de narrativas curtas, com supressões e suavizações.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).