ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM MUSEUS DE CIÊNCIAS: REFLEXÕES SOBRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA
Abstract
Este artigo apresenta os anteparos legais e orientadores para a acessibilidade em museus e discute a aplicação da Tecnologia Assistiva como um meio para transpor a barreira comunicacional presente em exposições, defendendo a responsabilidade dos museus de ciências no processo de inclusão sociocultural. A discussão aqui proposta integra uma pesquisa mais ampla, em que se defende como premissa a qualificação das ações educativas em museus de ciências. Dessa maneira, o presente artigo objetiva tecer considerações fundamentadas na literatura sobre as recomendações existentes, levando em conta as dimensões política e ética da acessibilidade. Além disso, pretende lançar algumas reflexões a partir da opinião de visitantes cegos e surdos. Para alcançar tais objetivos, foi proposta uma pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa amparada nos procedimentos da pesquisa documental e pesquisa de levantamento. Almeja-se que a fundamentação elaborada oriente as etapas subsequentes de concepção e construção de materiais didáticos para a promoção da inclusão de visitante com deficiência em espaços culturais. De igual maneira, espera-se que a sistematização dos dados coletados nos questionários possa contribuir para futuros estudos sobre a temática.
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