A ETNOGRAFIA NO ESTUDO DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Abstract
O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização da Etnografia Educacional como base metodológica para investigar o cotidiano da Educação Antirracista. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica tivemos como suporte teórico Gomes (2017, 2010), Regis (2015), Mattos (2011a, 2011b), André (2009), dentre outros. Diante do estudo compreendemos que a demanda por uma Educação Antirracista não se expressa unicamente pela Lei nº 10.639/2003, mas fundamenta-se na trajetória do Movimento Negro, de forma que para conhecer o cotidiano da Educação Antirracista temos na Etnografia Educacional uma metodologia capaz de dar vazão à complexidade da temática ao mesmo tempo que reconhece sua filiação com a realidade das populações negras. Contudo, é preciso ter clareza metodológica, ter fidelidade às características básicas da Etnografia, trazendo para as pesquisas educacionais tanto o rigor científico como a poésis numa correlação com a vida que pulsa na realidade do contexto de inserção e nas vivências dos interlocutores.
References
ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2009.
ARROYO, Miguel G. Pedagogias em movimento – o que temos a aprender dos movimentos sociais? Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, p. 28 – 49, jan/jun 2003. Disponível em: www.curriculosemfronteira.org/vol3iss1articles/arroyo.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.
BRASIL. Lei nº 10.639/2003, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394/1996. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 02 dez. 2019
BRASIL. Lei nº 11.645/2008, de 10 de março de 2008. Altera a Lei nº 9.394/1996, modificada pela Lei n 19.639/2003. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 10 mar. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 02 dez. 2019.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC/SEPPIR, 2004. Disponível em: https://www.uel.br/projetos/leafro/pages/arquivos/DCN-s%20-%20Educacao%20das%20Relacoes%20Etnico-Raciais.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
CRUZ, Mariléia dos Santos. Uma abordagem sobre a história da educação dos negros. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação dos negros e outras história. Brasília: MEC/Secad, 2005. p. 21-33. Disponível em: http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/historia_educacao_negro.pdf. Acesso em: 10 dez. 2020.
GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro: algumas reflexões. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 97-110.
GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
MATTOS, C. L. G. Estudos etnográficos da educação: uma revisão de tendências no Brasil. In: MATTOS, C. L. G. CASTRO, P. A. (Org.). Etnografia e educação: conceitos e usos. [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011a. p. 25-48. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/8fcfr/pdf/mattos-9788578791902.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.
MATTOS, C. L. G. A abordagem etnográfica na investigação científica. In: MATTOS, C. L. G. CASTRO, P. A. (Org.). Etnografia e educação: conceitos e usos. [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011b. p. 49-72. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/8fcfr/pdf/mattos-9788578791902.pdf. Acesso em: 16 nov. 2020.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
REGIS, Kátia Evangelista. O ensino de História e cultura africana e afro-brasileira no Brasil e da história e cultura africana e local em Moçambique: desafios e possibilidades. In: MÜLLER, T. M. P., COELHO, W. de N. B., FERREIRA, P. A. B. (Org.). Relações étnico-raciais, formação de professores e currículo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. p. 75-100.
VELHO, Gilberto. Observando o familiar. In: VELHO, Gilberto. Um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. p. 69-79
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).