A ETNOGRAFIA NO ESTUDO DO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavras-chave: Educação Antirracista. Movimento Negro. Etnografia. Pesquisa Educacional.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a utilização da Etnografia Educacional como base metodológica para investigar o cotidiano da Educação Antirracista. Fazendo uso da pesquisa bibliográfica tivemos como suporte teórico Gomes (2017, 2010), Regis (2015), Mattos (2011a, 2011b), André (2009), dentre outros. Diante do estudo compreendemos que a demanda por uma Educação Antirracista não se expressa unicamente pela Lei nº 10.639/2003, mas fundamenta-se na trajetória do Movimento Negro, de forma que para conhecer o cotidiano da Educação Antirracista temos na Etnografia Educacional uma metodologia capaz de dar vazão à complexidade da temática ao mesmo tempo que reconhece sua filiação com a realidade das populações negras. Contudo, é preciso ter clareza metodológica, ter fidelidade às características básicas da Etnografia, trazendo para as pesquisas educacionais tanto o rigor científico como a poésis numa correlação com a vida que pulsa na realidade do contexto de inserção e nas vivências dos interlocutores.

Biografia do Autor

Fausto Ricardo Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas – PPGFOPRED, da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.  Professor da rede pública municipal de Educação de Açailândia - Maranhão.   Membro   do   grupo   de   pesquisa   Diálogos   Interculturais   e   Práticas   Educativas - DIPE. 

Herli de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Professora do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED, Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Membro   do   grupo   de   pesquisa   Diálogos   Interculturais   e   Práticas   Educativas – DIPE. 

Referências

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Publicado
2022-05-12