GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA NOS ESTUDOS CULTURAIS FÍSICOS: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA
Abstract
Neste trabalho, apresentamos reflexões acerca de experiências formativas atravessadas por gênero, sexualidade e raça na educação física a partir da sensibilidade dos Estudos Culturais Físicos. Para tanto, acionamos a autoetnografia para rememorarmos passagens relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão materializadas na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário do Araguaia (UFMT/CUA) em meio às relações de poder identificadas em diferentes contextos que emergiram desse cenário. De modo específico, procuramos discutir problemáticas relacionadas a) à formação em educação física a partir da realidade local; b) à fisicalidade no contexto esportivo a partir de relações de poder atravessadas por gênero e sexualidade; c) às relações raciais e de gênero na capoeira; e, por fim, d) ao ensino da dança a partir de marcadores sociais de diferença, notadamente, na formação superior em educação física. Por fim, nossos relatos são situados como formas de desafiar estruturas de poder da/na educação física, propondo o exercício de interpretação e, em certa medida, subversão às operações e efeitos das relações de poder.
References
ANDREOLI, Giuliano Souza. Representações de masculinidade na dança contemporânea. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 159-175, mar. 2011.
ANDREWS, D. L.; SILK, M. Physical Cultural Studies On Sport. Routledge handbook of the sociology of sport, p. 83-93, 2015.
ANDREWS, D. L.; SILK, M. Physical Cultural Studies on Sport. In: GIULIANOTTI, Richard. (Ed.). Routledge Handbook of the Sociology of Sport. Londres: Routledge International Handbooks, 2015. p. 83-93.
BARKER-RUCHTI, N.; SCHUBRING, A. People in contexts. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
BRUCE, T.; RANKINE, J.; NAIRN, R. Critical discourse analysis. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 16. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
CARRINGTON, B. Raced Bodies and Black Cultural Politics. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
CASTELLANI FILHO, Lino. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.
CHAWANSKY, M.; ITANI, S. Sexualized/sexed bodies. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
COOKY, C. Text/representation. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
DAOLIO, J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas: Autores associados, 2010.
DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. São Paulo: Guanabara Koogan S.A., 2001.
FITZPATRICK, K. Poetry, poiesis and physical culture. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2021.
FRANCOMBE-WEBB, J.; SILK, M. L.; BUSH, A. Critical Corporeal Curricula, Praxis and Change. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
FREIRE, P. Educação e mudança. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
GIARDINA; M. D.; NEWMAN, J. L. What is this “Physical” in Physical Cultural Studies? Sociology of Sport Journal, v. 28, n. 1, p. 36-63, 2011.
GIROUX, H. A. Cultural studies, public pedagogy and the responsibility of intellectuals. Communication and Critical/Cultural Studies, Londres, v. 1, n. 1, p. 59-79, ago. 2004.
INGHAM, A. G. Toward a department of physical cultural studies and an end to tribal warfare. In: FERNANDEZ-BALBOA, J. (Org.). Critical postmodernism in human movement, physical education, and sport. Albany: State University of New York Press, 1997.
KING-WHITE, R. Ethnographic approaches. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
LARA, L. M. et al. Resenha de Routledge Handbook of Physical Cultural Studies. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [s.l.], v. 41, n. 2, p.229-230, abr. 2019.
LARA, L. M. Apresentação. In: Simpósio estudos culturais na educação física: 15 anos de pesquisa em corpo, cultura e ludicidade, 1, 2019, Maringá. Anais [...] Maringá: Gpccl, 2019. p. 9 – 11.
LARA, L. M.; RICH, E. Os estudos de cultura física na Universidade de Bath-Reino
Unido: dimensões de uma abordagem muito além da fisicalidade. Movimento, Porto
Alegre, v. 23, n. 4, p. 1311-1324, out./dez. de 2017.
MACKAY, S. Digital media methodologies. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
MARANI, Vitor Hugo. Corpo, dança e educação física: experiências subversivas de gênero e sexualidade? 2021. 225f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2021.
MARANI, V. H. O (re)conhecimento do corpo nos estudos culturais físicos: a pesquisa (in)corporada como meio para a visibilidade social. In: Simpósio estudos culturais na educação física: 15 anos de pesquisa em corpo, cultura e ludicidade, 1, 2019, Maringá. Anais [...] Maringá: Gpccl, 2019. p. 35 – 42.
MARQUES, J. P. Experiências do corpo nos estudos culturais e saberes formativos na educação física: subjetivação, institucionalização, saúde e disciplina. In: Simpósio estudos culturais na educação física: 15 anos de pesquisa em corpo, cultura e ludicidade, 1., 2019, Maringá. Anais [...] Maringá: Gpccl, 2019. p. 125 – 133.
MARTINS, S. E.; LUIZ, M. E. T.; FRANZONI, W. de C. C.; TAVARES, L. M.; MARINHO, A. Um olhar feminino sobre a mestria e a participação da mulher na Capoeira da Grande Florianópolis. LICERE, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 385–407, 2021.
OLIVE, R. The political imperative of feminism. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
OLIVEIRA, J. P.; LEAL, L. A. P. Capoeira, identidade e gênero: ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2009.
OLIVEIRA, Vitor Marinho de. Consenso e conflito na educação física brasileira. Campinas: Papirus, 1994.
PINK, S.; FORS, V.; BERG, M. Sensory, digital and visual methodologies. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
PRINGLE, R.; THORPE, H. Theory and reflexivity. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
SÁ, A. B. S. Physical Cultural Studies: reflexões acerca da produção de conhecimento em mídia esportiva In: Simpósio estudos culturais na educação física: 15 anos de pesquisa em corpo, cultura e ludicidade, 1., 2019, Maringá. Anais [...] Maringá: Gpccl, 2019. p. 134 – 140.
SANTOS, L. S. Capoeira: expressão de identidade e educação. In: Larissa Michelle Lara. (Org.). Abordagens Socioculturais em Educação Física. Maringá: Eduem, 2010.
SILK, M.; ANDREWS, D. L. Toward a Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, v. 28, n.1, p. 4-35, 2011.
SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. Introduction. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SILVA, L. M. F.; DARIDO, S. C. Capoeira. In: González, F. J.; Darido, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. (Orgs.) Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura. 2. ed. Maringá: Eduem, 2017.
SMITH, B. Narrative inquiry and autoethnography. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
SMITH, B. Narrative inquiry and autoethnography. In: SILK, M.; ANDREWS, D. L.; THORPE, H. (Orgs.). Routledge handbook of Physical Cultural Studies. Nova Iorque: Routledge International Handbooks, 2017.
SPRY, T. Performing autoethnography: an embodied methodological praxis. Qualitative Inquiry, [s.l.], v. 7, n. 6, p. 706-732, dez. 2001.
THORPE, H.; MARFELL, A. Feminism and the Physical Cultural Studies Assemblage: revisiting debates and imagining new directions. Leisure Sciences, [s.l.], v. 41, n. 1-2, p.17- 35, 2019.
THORPE, H; BARBOUR, K.; BRUCE, T. “Wandering and Wondering”: Theory and Representation in Feminist Physical Cultural Studies. Sociology of Sport Journal, [s.l.], v. 28, n. 1, p.106-134, 2011.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).