CULTURA QUILOMBOLA: A COMUNIDADE QUILOMBOLA ILHA SÃO VICENTE E DAS INTENÇÕES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

  • Jean Bezerra da Silva Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA
  • Alexandre Silva dos Santos Filho Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA

Resumo

A cultura possui uma forte relação com as comunidades quilombolas na medida em que as mesmas possuem modos de vida específicos e é no dia-a-dia que a sua identidade é construída, ou seja, é dentro do território que utilizam que os quilombolas constroem suas simbologias, seus meios de permanência e as suas subjetividades a fim de que a cultura quilombola seja reafirmada e visibilizada dentro de uma contexto macrossocial. Por conseguinte, uma política pública a fim de obter resultados significativos a um público que busca direcionar deve-se levar em consideração as particularidades dos mais diversos grupos humanos a fim de não se tornar um obstáculo para a garantia de cidadania e de democracia. Dessa forma, este artigo vem a caracterizar a cultura quilombola e posteriormente contextualiza como que a Política de Assistência Social vem direcionando atendimento às comunidades quilombolas.

Biografia do Autor

Jean Bezerra da Silva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA

Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Tocantins. Assistente Social da Defensoria Pública do Estado do Tocantins. Mestrando em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pela  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. 

Alexandre Silva dos Santos Filho, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- UNIFESSPA
Doutor em Educação plea Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto da  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.  Desenvolve atividades Acadêmicas no Curso de Licenciatura em Artes Visuais, bem como é professor permanente do Mestrado Interdisciplinar em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia e Mestrado em Letras no Instituto de Linguística, Letras e Artes. 

 

Publicado
2018-03-23
Seção
Artigos