CURRÍCULO E ENSINO DO CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA: APONTAMENTOS DOCENTES SOBRE A REDE EDUCANORTE

Palavras-chave: Doutorado em rede. Ensino Presencial mediado por tecnologias ciberculturais. Rede Educanorte.

Resumo

O Curso de Doutorado em Educação na Amazônia se constituiu como prioridade institucional das diferentes universidades associadas da região Norte, comprometidas com a ampliação da pós-graduação stricto sensu, especificamente nas áreas de conhecimento voltadas para o desenvolvimento sustentável, para a preservação dos ambientes naturais e, em especial, para a educação da Amazônia. Estes são princípios de seu projeto de curso que se estrutura em rede e articula pesquisadores vinculados a nove IES amazônicas (UEA, UFAM, UFPA, UNIR, UFRR, UFAC, UNIFAP, UFOPA e UFT), que formam a rede Educanorte de instituição coordenadora, instituição polo ou instituição associada, visando o desenvolvimento, aprofundamento e qualificação do conhecimento produzido acerca das práticas educativas da região amazônica. O texto é um estudo teórico, uma produção resultante de Pesquisa Bibliográfica e Pesquisa Documental com/no documento Análise de Propostas de Cursos Novos (APCN), sobre o itinerário curricular e a experiência de oferta dos componentes curriculares mediados por tecnologias digitais, retratando currículo e didática do curso, dialogando com autores como: Paulo Freire (2015), Terezinha Rios (2010), Bernard Charlot (2000), José Augusto Pacheco (2005), Alice Lopes e Elizabeth Macedo (2011), Lúcia Santaella (2004, 2013), Marco Silva (2002, 2006), Margarita Victoria Gomez (2004). Nas Considerações Conclusivas fazemos apontamentos dos desafios do Doutorado em rede e sobre “Ensino Presencial” mediado porTecnologias Digitais Ciberculturais (TDC)”.

Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Doc. pela UEPA. Doutor em educação pela UFBA. Mestre em educação brasileira pela UFG. Docente do PGEDA/UFPA/UFT e PPGE/UFT. Vice coordenador do Polo Palmas do PGEDA/UFT. Coordenador do PPPGE/UFT. Líder do grupo de pesquisa Gepce/Minorias. Sócio Anped GT 12.

Wilma de Nazaré Baía Coelho, PPEB / PPGECM/UFPA

Doutora em Educação pela UFRN. Mestra pela UNAMA. Docente do PPEB/UFPA e do PPGECM/UFPA. Vice Coordenadora do PGEDA/UFPA no período de maio de 2019 a outubro de 2020. Coordenadora do PGEDA/UFPA no período de novembro de 2020 a maio de 2021. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais - NEAB/GERA/UFPA. Integra a Comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas/Anped (2021-2023). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 1 D. 

Dinair Leal da Hora, PPEB/PGEDA/UFPA

Pós-Doc. em Administração Escolar e Economia da Educação pela USP e em Sociologia das Organizações Educacionais pela Universidade do Minho UMINHO/Portugal. Doutora em Educação pela UNICAMP. Mestra em Educação pela PUC/SP. Docente do PPEB/UFPA. Coordenadora do PGEDA/UFPA no período de maio de 2019 a outubro de 2020. 

Referências

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Publicado
2021-07-20
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos