REPRESENTAÇÃO E INTERSECCIONALIDADES NO ROMANCE ESTELA SEM DEUS
Abstract
A obra Estela sem Deus (2018), do escritor negro Jeferson Tenório, traz como centro da trama a realidade de mulheres negras, que diariamente convivem com as interseccionalidades das formas de opressão que as atravessam. No campo da representação, a autoria negra do romance ocupa um lugar importante na formação ontológica e epistemológica da geração negra, compreendido como ferramenta possível para a consciência racial, por se caracterizar como um terreno fértil para a construção de modelos de resistências e luta contra o racismo. No agenciamento da análise, foram privilegiadas contribuições de autoria negra tais como Lélia Gonzales, Abdias do Nascimento, Neuza Santos Sousa, Kabengele Munanga entre outros. Evidencia-se na escrita de Tenório a narrativa histórica sendo apontada nas contradições de uma mesma realidade, a ficcional e factual, alcançando com êxito a perspectiva dialética da literatura.
References
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.
ASANTE, Molefi Kete. Afrocentricidade: notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, Elisa Larkin (Org.). Afrocentricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo Negro, 2009. p. 93-110. (Sankofa: matrizes africanas da cultura brasileira; 4)
CARNEIRO, Sueli. Mulheres em movimento. Estudos Avançados, [S. l.], v. 17, n. 49, p. 117-133, 2003. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9948>. Acesso em: 19 fev. 2021.
CRUZ, Glauber. Entrevista: Jeferson Tenório, entre a celebração e a solidão. Nonada, 2018. Disponível em: <http://www.nonada.com.br/2018/05/jeferson-tenorio/>. Acesso em: 23 fev. 2021.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Trad. Luiz Roberto S. Fontes. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
ESTELA. In: MICHAELIS moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Melhoramentos. Disponível em:< https://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=estela>. Acesso em: 23 fev. 2021.
GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Org. Heloísa Buarque de Hollanda. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
HALL, Stuart. The Work of Representation. In: _____. Representation, Cultural Representations and Signifying Practices. Londres/Nova Deli: Thousands Oaks/Sage, 1997.
______. Identidade Cultural na pós-modernidade. 11. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HOOKS, Bell. Olhares negros: raça e representação. Trad. Stephanie Borges. São Paulo: Elefante, 2019.
______. E eu não sou uma mulher?: Mulheres negras e feminismo. Trad. Bhuvi Libanio. 2. ed.. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
KILOMBA, Grada. Memórias da plantação – Episódios de racismo cotidiano. Trad. Jess Oliveira. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MBEMBE, Achille. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. Trad. Renata Santini. São Paulo: N-1 Edições, 2018.
MOURA, Clóvis. Dicionário da Escravidão Negra no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020
NASCIMENTO, Abdias do. O genocídio do negro brasileiro: processo de um racismo mascarado. 3. ed. São Paulo: Perspectivas, 2016.
SILVA, Vagner Gonçalves da. Candomblé e umbanda: Caminhos da devoção brasileira. 2. ed. São Paulo: Selo Negro, 2005.
SOUSA, Neuza Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes da identidade do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
TENÓRIO, Jeferson. Estela sem Deus. Porto Alegre: Zouk, 2018.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).