ATUAÇÃO DO PEDAGOGO SOCIAL: POSSIBILIDADES PARA A CIDADANIA EMANCIPATÓRIA
Abstract
Este trabalho tem por objetivo analisar os impactos promovidos pela pedagogia social na vida de muitos cidadãos que enfrentam situações de exclusão diariamente. Nesse contexto a pedagogia social vem firmando sua importância por meio de seu caráter genuinamente social, que lhe confere a responsabilidade pelas muitas vidas excluídas das demais esferas da sociedade, sujeitas à vulnerabilidade social. A pesquisa qualitativa, descritiva, construída a partir dos procedimentos de revisão bibliográfica e documental, mediante seleção aleatória de artigos científicos publicados em periódicos. A base teórica inclui autores como: Freire (1996) Caliman (2015), Santos e Menezes (2017), entre outros. As ações desenvolvidas pelo pedagogo social estão distantes de serem caracterizadas como tarefa simples, pois ele lida diretamente com as dificuldades sociais dos determinados grupos sociais, a efetivação de sua ação não depende exclusivamente dos projetos ou das atividades desenvolvidas, necessita sim, da validação das políticas públicas e modificações atitudinais advindas da sociedade.
References
ALMEIDA, M. C. B; VERLOFFA, T. C. D. Pedagogia Empresarial: o novo papel dos profissionais da Educação. UniSALESIANO São Paulo, 2017 p.11-48. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/61055.pdf. Acesso em: 17/10/2020.
CALIMAN, G. Pedagogia social, relações humanas e educação. In: MAFRA, J. F.; BATISTA, J.C.F.; BAPTISTA, A.M.H. Educação básica: concepções e práticas. São Paulo, BT Acadêmica, 2015.
CARVALHO F. S. et. al. Pedagogia Social: Relato De Uma Experiência Vivenciada No Projeto Significarte, Tecendo Significados Por Meio Da Arte. Perspectivas Online. v. 3, n. 10, p. 95-111 2009. Disponível em: https://ojs3.perspectivasonline.com.br/revista_antiga/article/view/366. Acesso em: 26/10/2020.
COFFERRI, F. F; NOGARO, A. Competências do Pedagogo Como Educador Social: Promovendo O Desenvolvimento Psicossocial do Ser Humano. Revista Perspectiva, Erechim. v. 34, n.128, p. 7-21. Disponível em: http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/128_134.pdf. Acesso em: 16/10/2020.
FREIRE, Paulo. Educadores De Rua: Uma abordagem crítica - Alternativas de atendimento aos meninos de rua. Colômbia. Editorial Gente Nueva. UNICEF. 1989.
______, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de janeiro, PAZ E TERRA, 1997.
GOI, L. L; PEREIRA, D. G; VEIGA, A. C. A. A Importância Do Pedagogo E Da Pedagogia Do Sujeito Idoso. Revista Humanidades e Inovação v.5, n. 7 p. 61–65, 2018. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/756. Acesso em: 24/10/2020.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do Trabalho Científico. 4ª. Ed. São Paulo. Editora Atlas, 1992.
LIMA, M. E. et. al. Cidadania: Sentidos E Significados. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTEXTOS, SENTIDOS E PRÁTICAS. 4. Curitiba. Anais... Curitiba: SIRSE, 2017. p. 2482 – 2494. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24065_12317.pdf. Acesso em: 26/10/2020.
LOSS, A. S. Pedagogia Hospitalar: Um Campo De Atuação Do Pedagogo. In: XII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – FORMAÇÃO DE PROFESSORES, COMPLEXIDADE E TRABALHO DOCENTE, 5. Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2015. p. 33065 – 33073. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/16100_7237.pdf. Acesso em: 18/10/2020.
MARQUES, A. F. et. al. Educação comunitária: promovendo a construção da cidadania no bairro Ferradura Mirim. Educação em Revista, Marília, v.10, n.1, p.63-80, 2009. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/644. Acesso em: 25/10/2020.
MIGUEL, A. E. A formulação de um conceito de cidadania baseada na liberdade, igualdade e solidariedade. In: V SEMINÁRIO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR. 5. Florianópolis. Anais... Florianópolis: Editora Unisul, 2013. p. 1-17. Disponível em: http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/76b2f72c-06a5-49a2-aa6f 9c828e706847/artigo_gt-dir_amadeu-elves_v-spi.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em: 22/10/2020.
NETO, J. C. M; OLIVEIRA, I. A. Contribuições da educação popular à pedagogia social: por uma educação emancipatória. Revista de Educação Popular. Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 23-35, set./dez. 2017. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38694. Acesso em: 23/10/2020.
NOVELLI, J. LOUZADA, S. S. S. O trabalho do professor dentro das penitenciárias. Revista Trajetória Multicursos – FACOS/CNECOsório. v. 5, n. 6, p. 60-75. 2012. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2018/03/5_EDUC_20172.pdf. Acesso em: 20/10/2020.
OLIVEIRA, E. A. A. Juventude E Projetos Sócio-Educativos: Educação E Práxis Nas Ações De Uma Entidade Do Terceiro Setor Com Jovens Das Camadas Populares. Publicatio-UEPG v. 18 n. 1, p. 1-126, 2010. Disponível em: https://revistas2.uepg.br//index.php/humanas/article/view/2915. Acesso em: 23/10/2020.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale - Rio Grande do Sul – Brasil, 2013. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/8807f05a-14d0-4d5b-b1ad-1538f3aef538/E-book%20Metodologia%20do%20Trabalho%20Cientifico.pdf. Acesso em 03/11/2020.
PEREZ, D. Modalidades de educação e trabalho do professor: Do Contexto Histórico Da Educação Formal Aos Saberes E Práticas Contemporâneas Da Educação Não Formal. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro vol. 8, n. 16, 2013, p. 374-397 Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1706/1555. Acesso em: 18/10/2020.
SANTOS, J. D. C; COSTA, A. R. L; NUNES, A. O. O Pedagogo no âmbito da assistência social. Revista Educação & Linguagem. São Paulo. v. 4, n. 2, p. 60-76. 2017. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2018/03/5_EDUC_20172.pdf. Acesso em: 20/10/2020.
SANTOS, W. L.; MENEZES, E. de J. Pedagogia Social: nova perspectiva de estudo aplicada a realidade do município de Coronel João Sá-BA. Revista Rios, Bahia, v.14 ed. 3, p. 84-99, 2017. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2017/14/pedagogia_social.pdf. Acesso em: 06/10/2020.
WEGNER, M. Pedagogia social e valores: O Resgate Do Direito À Educação. Repositório de faculdades EST/PPG, São Leopoldo, 2008, p. 06-89. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/BR-SlFE/607/wegner_m_tm178.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 07/10/2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).