A IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO E DA PEDAGOGIA DO SUJEITO IDOSO

  • Lourdes Lúcia Goi Faculdade Itop
  • Débora Gene Pereira Faculdade Itop
  • Aline Cristina de Assis Veiga Faculdade Itop

Resumo

A pesquisa levantou como problema a importância do Pedagogo participar de ações, programas e políticas, com uma Pedagogia do sujeito idoso, através da Pedagogia Social, garantindo a melhoria da sua qualidade de vida, observância dos direitos elementares e o processo de seu empoderamento. Caracterizou-se como uma abordagem qualitativa e buscou uma revisão bibliográfica que revelou que está ocorrendo um número crescente da população idosa e também aumento da expectativa de vida. O quadro de desvalorização do idoso paradoxalmente vem mudando. Ficou evidente que através da pedagogia social, aliado à educação não-formal e a educação permanente para o idoso, os processos de empoderamento estruturam-se como campos de participação política. Este novo desenho possibilitará a superação de conflitos, estereótipos e marginalização que o segmento enfrenta, permitindo a revisão de papéis sociais, produção e atividade no cotidiano. E com isso, se constrói um novo conceito de velhice que leva em conta o idoso como sujeito existente, vivendo e atuando em seu tempo, em seu presente, estando no mundo, sendo participante em sua comunidade e em sua vida, de forma autônoma, decidida e independente. Para conquistar essa qualidade de vida o idoso precisa se educar para conhecer e acreditar em suas reais capacidades, desenvolver seus talentos, colocar seus conhecimentos a serviço de sua construção como sujeito. Por isso é importante o Pedagogo e a pedagogia orientadora de um trabalho educacional para a construção da cidadania do idoso.

Palavras chave: Sujeito idoso cidadão, Educação permanente e empoderamento do idoso.

Biografia do Autor

Lourdes Lúcia Goi, Faculdade Itop

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1975), pós graduação em Administração da Educação e mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (1995); Pós graduação em Medotodlogia e Linguagens em EAD pela UNITINS. Foi assessora educacional e professora no UNITINS. Trabalhou treze anos como PROFESSORA no Centro Universitário Luterano de Palmas- ULBRA, incluindo quatro anos e meio como coordenadora do curso de Pedagogia. Atualmente é professora e coordenadora do curso de Pedagogia na Faculdade ITOP em Palmas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em FORMAÇÃO DE PROFESSORES, atuando principalmente nos seguintes temas: supervisão escolar, formação de professores, educação rural, prática reflexiva e educação a distância.

Débora Gene Pereira, Faculdade Itop

Possui graduação em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas, Parana (1996) , Pos Graduação em Administração e Planejamento para docentes do Ensino Superior CEULP-ULBRA e Mestrado em Pisicologia Educacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Portugal (1999). Foi Gerente do Núcleo Pedagógico - Secretaria de Estado da Saúde,Foi coordenadora Pedagógica do Colégio Madre Clelia Merloni e atualmente é professora e coordenadora do laboratório Brinquedoteca do Curso de Pedagogia da Faculdade -ITOP .

Aline Cristina de Assis Veiga, Faculdade Itop

Graduanda em Pedagogia. Faculdade ITOP

Publicado
2018-11-09
Seção
Artigos