AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO FOCO NO DESENVOLVIMENTO ÀS NARRATIVAS DE VIDA COTIDIANA COM AS CRIANÇAS

Palavras-chave: Avaliação de Contexto. Educação Infantil. Minúcias da Docência.

Resumo

O objetivo do texto é analisar uma proposta de avaliação na educação infantil, tomando como perspectiva a avaliação de contexto. O objetivo central será apresentar a avaliação de contexto como alternativa às práticas avaliativas arraigadas à mera promoção ou preparação para etapas subsequentes, ou mesmo, como foco no desenvolvimento das crianças, deixando escapar as narrativas mais sublimes expressas e vividas pelas crianças. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa no campo da formação de professores, com instrumentos de observação e análise bibliográfica. Para tanto, propõe-se pensar a temática da avaliação na educação infantil como uma ação epistemológica, metodológica e política que possibilite às crianças o máximo desenvolvimento de suas potencialidades e possibilidades, para usufruir efetivamente de seus direitos, com qualidade e em meio a um espaço democrático e de produção livre das culturas infantis.

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, UDESC

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS. Estágio doutoral na Universidade do Minho/Portugal. Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Professor na Secretaria Municipal de Florianópolis. Orientador no Curso Lato Sensu – Especialização em Educação Infantil na Faculdade Municipal da Palhoça/FMP. 

Simone Ribeiro, Rede Municipal de Gaspar – Santa Catarina

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil. Professora Titular de Educação Infantil na Rede Municipal de Gaspar – Santa Catarina. 

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Publicado
2021-02-24