O MUNDO FEMININO NA ÓTICA DE UM GRUPO DE MULHERES DE PORTO VELHO, BRASIL, NO INÍCIO DO SÉCULO XX: NOTAS PRELIMINARES DE PESQUISA
Abstract
Porto Velho é uma cidade com pouco mais de cem anos, que nasceu a partir de uma realidade formatada por construtores americanos do conglomerado do entorno da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (1907-1912). Em seu início, apresentava além da zona ordenada que mantinha em segurança engenheiros, funcionários e famílias, outro cenário, representado por uma ruralidade de floresta, cidade Far West, povoado de modo desordenado que se auto-intitulava como Porto Velho dos Brasileiros. Um grande canteiro de obras ferroviário que recebeu operários de várias partes do mundo e do Brasil, e igualmente um enorme contingente de mulheres que, ali chegando deixaram um legado de vida que garantiu a ampliação cada vez mais crescente do número de habitantes. Utilizando-se da história oral, temos como objetivo ligar os ‘retalhos’ do mundo vivido e experimentado por essas destemidas pioneiras. Verificamos que as mulheres de Porto Velho viam-se diante de um caleidoscópio de necessidades, e responderam a elas da melhor forma possível. Verdadeiras heroínas: solteiras, casadas, prostitutas, lavadeiras, benzedeiras, e muitas outras; são as mães dos filhos dessa cidade.
References
BORZACOV, Y. P. Porto Velho: 100 anos de história. Porto Velho: Primmor, 2007.
FERNANDES, A. O. Madeira-Mamoré: do gênio humano ao abandono. Porto Velho, 2005.
FERREIRA, M. R. A ferrovia do diabo. São Paulo: Melhoramentos, 2005.
FONSECA, D. R. Porto Velho: uma experiência singular no contexto da urbanização da Amazônia. In: SILVA, R. G. C. (Org.) Porto Velho: urbanização e desafios para uma cidade centenária. Porto Velho: Temática Editora; Edufro, 2016, p. 12-45.
HUGO, V. Desbravadores: (minha presença em Rondônia). Porto Velho: ABG,1998.
LIMA, A. M. Estrada de Ferro madeira-mamoré – 30 de Abril de 1912/30 de Abril de 2012 – Cem Anos de sua Conclusão. In: Estrada de Ferro Madeira-Mamoré: História, Prosa e Verso. Porto Velho: Prefeitura de Porto Velho. Fundação Cultural Iaripuna. Instituto de Pesquisa e Estudos Dr. Ary Tupinambá Penna Pinheiro. Memorial Jorge Teixeira. Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, s/d.
MENEZES, E. P. Retalhos para a história de Rondônia. Manaus: Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, 1980.
MORAES, Raymundo. Na Planície Amazônica. 4ªed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.
NEELEMAN, R. Trilhos na selva: o dia a dia dos trabalhadores da Ferrovia Madeira-Mamoré. São Paulo: BEI Comunicação, 2011.
PAIVA, A. C. Madeira-Mamoré: um estudo de caso sobre o renascimento do acontecimento. XII Encontro Estadual de História da ANPUH-PE. UFPE: 07 a 10 de Agosto de 2018. Disponível em: https://www.encontro2018.pe.anpuh.org/resources/anais/8/1535770024_ARQUIVO_Artigo-ANPUHPE.pdf Acesso em: 07/11/2020.
SOUZA, V. A. Rondônia, uma memória em disputa. 185 f. Tese (Doutorado em História). Assis, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, 2011.
TEIXEIRA, M. A. e FONSECA, D. R. História Regional: Rondônia. Porto Velho: Rondoniana, 2001.
VITAL, A. V. Comissão Rondon, doenças e política: “Região do Madeira: Santo Antonio”, de Joaquim Augusto Tanajura – uma outra visão do Alto Madeira em 1911. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2011, p. 545-557.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).