A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SEXUAL NO BRASIL: SEXOLOGIA E EDUCAÇÃO SEXUAL DO SÉCULO XIX AOS NOSSOS DIAS
Abstract
O artigo analisa a construção do conhecimento sexual no Brasil desde o século XIX, começando pelas faculdades de medicina e a produção de teses; passando pelas primeiras décadas do século XX e a produção de livros de sexologia e de educação sexual; até chegar aos anos 1960, com a identificação das primeiras escolas a terem educação sexual. Em seguida, analisa o período ditatorial pelo qual o país passou, de 1964 a 1985, quando sociedades científicas ligadas à medicina possibilitaram estudos e discussões sobre sexo e sexualidade. Com o final da ditadura, o conhecimento sexual se consolida nas universidades e surgem os grupos de pesquisa, que dão novo impulso à educação sexual, tornando o Brasil importante polo de discussão teórica e de propostas de intervenção nesse campo de conhecimento. Finaliza com uma análise do momento atual em que um pensamento conservador inclinado à direita toma conta da sociedade brasileira e estimula discursos e ações contrárias, não só à educação sexual, mas a todas às reflexões, críticas e intervenções relacionadas a gênero, sexualidade e liberdade de expressão.
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