CULTURA E IDENTIDADE NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: A INFLUÊNCIA DAS RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLHA DOS(AS) GESTORES(AS)
Abstract
O presente artigo, por meio de questionários respondidos pelos(as) coordenadores(as) de cursos de graduação, das instituições universitárias do estado do Paraná, tem por objetivo compreender os processos de formação e atuação para os cargos diretivos e como a escolha desses cargos é influenciada pelas relações de gênero. A partir dos dados gerados e das análises realizadas, foi possível compreender a dicotomia existente entre a feminização do magistério e a homogeneização masculina nos cargos de tomada de decisões. Os efeitos das estruturas cisheteropatriarcais, também contribuem para a construção de identidades e padrões impossíveis de serem alcançados, para a negação e/ou repulsa aos corpos femininos e feminizados, fatores que surtem efeitos nos níveis culturais e econômicos da profissão docente, fazendo com que a representação social do ser professor(a) esteja associada a um constante despreparo para sua função, ou seja, para fugir dessa imagem, os profissionais da educação adentram em um infindável ciclo formativo.
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