ESCOLAS SEM MUROS: NARRATIVAS SOBRE ESCOLAS DA RESISTÊNCIA, UM RELATO DO PROCESSO TRADUTÓRIO DE UMA OBRA ALÉM-FRONTEIRAS PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO
Abstract
Este trabalho tem como objetivo compartilhar a experiência do projeto de tradução e de revisão da tradução do livro francês “L’école sans murs: Une école de la reliance'' (BLONDEAU et al, 2019). Contando com artigos de professores-pesquisadores de diversos países, a obra compartilha práticas pedagógicas para além da fisicalidade dos espaços e da tradicional instituição escolar. Diante do desafio de traduzir vivências tão heterogêneas, foi composto um grupo interinstitucional de professores, estudantes de graduação e de pós, mestres e doutores da UFF e da UFCG para traduzir, revisar e editar a coletânea, a ser publicada como livro digital e impresso no primeiro semestre de 2021. No relato de experiência aqui proposto, trazemos algumas discussões teóricas e práticas, como a suposta relação de fidelidade entre a obra francesa e a sua tradução (MITTMANN, 2013), a partir do processo colaborativo de confronto e de produção de diferentes versões em língua-alvo.
References
AUBERT, Francis Henrik. A fidelidade no processo e no produto do traduzir. Trabalhos de Linguística Aplicada, Campinas, n.14. p.115-119, jul./dez, 1989.
BLONDEAU, Nicole; BOY, Véronique; POTOLIA, Anthippi. (orgs.). L’école sans murs: une école de la reliance. Paris: L’Harmattan, 2019.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 23ª ed. São Paulo-SP: Autores Associados: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; v. 4).
MITTMANN, Solange. Notas do tradutor e processo tradutório: Análise e reflexão sob uma Perspectiva Discursiva. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2003, p. 36.
REVUZ, Christine. A língua estrangeira entre o desejo de um lugar e o risco do exílio. Tradução de Silvana Serrani-Infante. In: SIGNORINI,Inês. Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 1998. p. 213-230.
SERRANI-INFANTE, Silvana M. Identidade e segundas línguas: as identificações no discurso. In: SIGNORINI,Inês. Língua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas: Mercado de Letras; São Paulo: Fapesp, 1998. p. 231-164.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).