ENTRE O CIENTÍFICO E O SENSÍVEL, O TEÓRICO E O PRÁTICO NO CURSO DE PEDAGOGIA: TECENDO CONSIDERAÇÕES ENTRE O BRINCAR, O CORPO E A ARTE
Abstract
O relato de experiência apresenta discussões referentes ao (não) lugar de disciplinas que tratam da ludicidade, do corpo e da arte na formação de professores no Curso de Pedagogia. Aborda as relações de poder entre áreas de conhecimentos no contexto de reformulação do Curso de Pedagogia de uma universidade estadual do Paraná. Apresenta os elementos teórico-práticos de uma disciplina e suas contribuições na formação de professores de crianças, destacando a sensibilidade, o afeto, a experiência e a reflexão sobre a ação como formas de marcar a formação docente inicial. As análises tomam por base Gatti (1992), Friedmann (1998), Ostetto (2014), documentos oficiais, dentre outros. O texto conclui que é necessário um diálogo mais aprofundado sobre a infância e seus processos educativos no âmbito da reformulação do curso como forma de que os saberes da prática e das experiências sejam valorizados no percurso formativo para a docência com crianças.
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