A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA DURANTE O DISTANCIAMENTO SOCIAL: NOVAS TECNOLOGIAS = NOVAS POSSIBILIDADES
Abstract
Em meados do mês de março de 2020, um grande número de instituições passaram a adotar o trabalho remoto como forma de prevenção ao contágio pelo Novo Corona Vírus. Com os colaboradores trabalhando de casa, foi preciso se reinventar, novas ferramentas precisaram ser incorporadas para garantir a efetividade na comunicação organizacional. Este estudo tem o objetivo de compreender se as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) utilizadas estão sendo eficazes no processo comunicativo interno de um campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), na perspectiva de seus gestores, durante a suspensão das atividades presenciais em razão da Pandemia do Coronavírus. Para tanto foi realizada uma pesquisa com os gestores por meio de um questionário. Observa-se que várias NTICs estão contribuindo de forma eficaz para o processo comunicativo interno no campus, fazendo com que a comunicação seja satisfatória, mesmo ocorrendo à distância.
References
AGÊNCIA BRASIL. MEC autoriza aulas não presenciais até dezembro de 2021. 2020. Disponibilidade em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-12/mec-autoriza-aulas-nao-presenciais-ate-dezembro-de-2021. Acesso em 28 jan. 2021.
CARVALHO, Marly Monteiro de; RABECHINI JUNIOR, Roque. Fundamentos em gestão de projetos: construindo competências para gerenciar projetos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos: os novos horizontes em administração. 3. ed. Barueri/SP: Manole, 2014.
CLOSS. Danieli. 7 Ferramentas de Comunicação Interna: vantagens e desvantagens. 2018. Disponibilidade em: https://endomarketing.tv/ferramentas-de-comunicacao-interna/. Acesso em: 01 out. 2020.
COSTA, Edwaldo; OLIVEIRA, Taise da Silva. Comunicação Organizacional: uma ferramenta estratégica de compatibilização de interesses. Alterjor, São Paulo, v. 2, n. 22, p. 397-409, jul. 2020. Disponibilidade em: https://www.revistas.usp.br/alterjor/article/view/167282/162133. Acesso em: 29 set. 2020.
DENTZEL, Zaryn. How the Internet Has Changed Everyday Life. Disponibilidade em: http://aasa.ut.ee/augsburg/literature/DENTZEL_BBVA-OpenMind-book-Change-19-key-essays-on-how-internet-is-changing-our-lives-Technology-Internet-Innovation.pdf Acesso em: 12 out. 2020.
DICIO. Dicionário Online de Português. Disponibilidade em: https://www.dicio.com.br/comunicacao/. Acesso em: 09 out. 2020.
FUCHS, Christian. Everyday Life and Everyday Communication in Coronavirus Capitalism. Triple C - Communication, Capitalism & Critique. University of Westminster, London, 2020. Disponibilidade em: https://triple-c.at/index.php/tripleC/article/view/1167. Acesso em: 15 out. 2020.
GANHO, Andreia Filipa Neves. A influência da IoT no desenvolvimento de relacionamentos empresariais. 2018. 46 f. Dissertação (Mestrado em Marketing) - Universidade de Lisboa, Lisboa, 2018. Disponibilidade em: https://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/16794/1/DM-AFNG-2018.pdf. Acesso em: 04 out. 2020.
IFSC. Resolução Consup n.º 40, de 17 de novembro de 2020. Prorroga a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais no IFSC até 30/04/2021. Florianópolis. Disponibilidade em: https://www.ifsc.edu.br/documents/30681/2077152/consup_resolucao40_2020_prorroga_suspenso_das_atividades_2021.pdf/6a27c7b8-4946-4e41-9957-52d1a0698012. Acesso em: 29 jan. 2021.
IFSC. Ferramentas do Google serão disponibilizadas para todos os servidores. 2020. Disponibilidade em: https://linkdigital.ifsc.edu.br/2020/03/18/ferramentas-do-google-serao-disponibilizadas-para-todos-os-servidores/. Acesso em: 19 out. 2020.
IFSC. IFSC adotará Gmail como webmail institucional. 2019. Disponibilidade em: https://linkdigital.ifsc.edu.br/2019/08/23/ifsc-adotara-gmail-como-webmail-institucional/. Acesso em: 19 out. 2020.
KAPLAN, Andreas; HAENLEIN, Michael. Siri, Siri, in my hand: who’s the fairest in the land? on the interpretations, illustrations, and implications of artificial intelligence. Business Horizons, v. 62, n. 1, p. 15-25, jan. 2019. Disponibilidade em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0007681318301393. Acesso em: 15 out. 2020.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. A comunicação estratégica nas organizações contemporâneas. Media & Jornalismo, v. 18, n. 33, p. 13-24, 12 nov. 2018. Coimbra University Press. Disponibilidade em: https://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/6020. Acesso em: 28 set. 2020.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y Pensamiento, Colombia, n. 51, p. 38-51, jul. 2007. Disponibilidade em: http://www.scielo.org.co/pdf/signo/n51/n51a05.pdf. Acesso em: 29 set. 2020.
LAAMARTI, Fedwa; EID, Mohamad; SADDIK, Abdulmotaleb El. An Overview of Serious Games. International Journal Of Computer Games Technology, v. 2014, p. 1-15, 2014. Disponibilidade em: https://www.hindawi.com/journals/ijcgt/2014/358152/. Acesso em: 08 out. 2020.
MEC. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília: DOU, 17 jun. 2020. Disponibilidade em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872. Acesso em: 02 out. 2020.
MEC. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020” Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília: DOU, 18 mar. 2020. Disponibilidade em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 02 out. 2020
MINONE. Diego. Ferramentas ágeis de comunicação para a sua empresa [Lista], 2020. Disponibilidade em: https://pluga.co/blog/gestao-empresarial/ferramentas-ageis-comunicao-empresa/. Acesso em: 01 out. 2020.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: técnicas e práticas com ênfase em web. São Paulo: Érica, 2004.
PAIVA, Dênis Mateus; PAPANDREA, Pedro José; BARRETO, Aline Luíza Simões; LIMA, Kátia Flávia Torres de. A comunicação como fator decisivo para o sucesso organizacional. Journal of Open Research, vol. 1, nº 1, p. e3, mar. 2020. Disponibilidade em: https://stellata.com.br/journals/jor/article/view/3. Acesso em: 18 out 2020.
SCHAPPO, Vanessa, Chatbot: o que é, quais são as suas as vantagens e como usar na sua empresa. 2018. Disponibilidade em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/o-que-e-chatbot/. Acesso em: 13 out. 2020.
VOLPATO. Bruno, As principais aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital. 2019. Disponibilidade em: https://resultadosdigitais.com.br/blog/inteligencia-artificial-no-marketing-digital/. Acesso em: 13 out. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).