EDUCAÇÃO INFANTIL INCLUSIVA: POLÍTICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE BELÉM/PARÁ

Abstract

Este artigo é um recorte de pesquisa que faz reflexão sobre a inclusão escolar de crianças de 3 a 5 anos com deficiência na rede municipal de Belém, Pará, a partir da implantação da política de inclusão e da prática pedagógica dos professores de Educação Infantil na Educação Especial, com a seguinte questão: Como está sendo implementada a política de inclusão escolar e desenvolvida a prática pedagógica de professores em turmas com crianças com deficiência em Unidades de Educação Infantil da rede de ensino municipal? O objetivo é conhecer a política de inclusão escolar e a prática pedagógica de professores na perspectiva da inclusão de crianças de Educação Infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, apresenta como procedimentos metodológicos o levantamento teórico e documental, a observação e a entrevista semiestruturada, com dois professores, dois gestores e dois técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC).Os resultados apontam para a importância das formações que possibilitam ao professor utilizar recursos que viabilizem a inclusão escolar, o desenvolvimento e a socialização das crianças com deficiência com as demais crianças.

Author Biographies

Tânia Regina Lobato dos Santos, UEPA

Estágio de Pós-Doutorado em Educação pela PUC-Rio. Doutora em Educação pela PUC-SP. Professora Titular, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire, ambos da Universidade do Estado do Pará (UEPA).  

Kátia Maria dos Santos Dias, SEDUC - PA

Mestrado em Educação pelo PPGED-UEPA. Professora da Educação Básica da SEDUC-PA.

 

Joyce Karina Lima Rocha, UEPA

Licenciatura em Pedagogia pela UEPA. Professora da Educação Básica.

 

Lidiane Cristina Silva da Poça, PPGED-UEPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED-UEPA. 

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Published
2021-07-22