IMPACTOS DO BURNOUT EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID 19

Abstract

Abordando o tema Síndrome de Burnout em professores, objetivou-se examinar quais os impactos da pandemia de Covid 19 no trabalho de professores universitários e possíveis implicações de esgotamento físico e mental. Assentado em perspectiva crítica, realizou-se revisão bibliográfica e documental. A Síndrome de Burnout é uma doença relacionada ao stress laboral, resultante de estressores, levando ao desgaste físico e emocional. Com a Pandemia do novo coronavírus (COVID 19) alguns dos estressores se acentuaram, como a jornada de trabalho excessiva, o pouco tempo de planejamento e adaptação do uso das tecnologias, aliado a desvalorização social, impactando a saúde mental dos docentes, aumentando os casos de Burnout. Percebe-se grande preocupação com a saúde física, no entanto, a saúde emocional é negligenciada. Destaca-se a importância de mudanças por parte do Estado, das instituições e do próprio professor, para que minimizem as consequências das exigências do mercado de trabalho que causam adoecimentos constantes.

Author Biographies

Keila de Sousa Leitão, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas. 

Denise de Barros Capuzzo, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação (2012) e mestre em Psicologia (2002) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

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Published
2021-07-22