EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO NA PANDEMIA NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE: A INVISIBILIDADE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS

Abstract

Este artigo se propõe a analisar e refletir sobre a invisibilidade de estudantes quilombolas no tocante ao ensino remoto em tempos pandêmicos. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico, no qual analisamos os dados abertos e documentos referente a uma Instituição de Ensino (IE) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir dos referencias teóricos selecionados. Os resultados evidenciam que as desigualdades de acesso à educação de qualidade, se acentuam no período pandêmico para muitos estudantes, assim como para os/as estudantes de comunidades quilombolas. Ademais, é necessário um olhar mais atento em relação as especificidades desse grupo excluído historicamente, sobretudo em tempos de crise, bem como para a formação de professores nesse novo contexto.

Author Biographies

Marina Graziela Feldmann, PUC/SP

Doutora e mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Titular da Faculdade de Educação da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) – Formação de Professores e Cotidiano Escolar. 

Andréia Regina Silva Cabral Libório, PUC/SP

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Pedagoga do (IFSP) Câmpus Registro. Integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq) – Formação de Professores e Cotidiano Escolar. 

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Published
2021-07-22