EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO NA PANDEMIA NO CONTEXTO DA DESIGUALDADE: A INVISIBILIDADE DE ESTUDANTES QUILOMBOLAS
Abstract
Este artigo se propõe a analisar e refletir sobre a invisibilidade de estudantes quilombolas no tocante ao ensino remoto em tempos pandêmicos. A metodologia baseia-se na abordagem qualitativa, por meio de um estudo bibliográfico, no qual analisamos os dados abertos e documentos referente a uma Instituição de Ensino (IE) da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a partir dos referencias teóricos selecionados. Os resultados evidenciam que as desigualdades de acesso à educação de qualidade, se acentuam no período pandêmico para muitos estudantes, assim como para os/as estudantes de comunidades quilombolas. Ademais, é necessário um olhar mais atento em relação as especificidades desse grupo excluído historicamente, sobretudo em tempos de crise, bem como para a formação de professores nesse novo contexto.
References
BARBOSA, Alexandre. Desigualdades digitais na apropriação das TIC no Brasil. In: ALMEIDA, Fernando; TORREZAN, Gustavo; LIMA, Luciana; CATELLI, Rosana Elisa (org.). Cultura, educação e tecnologias em debate. Realização PUC-SP; CETIC.br; NIC.br; CGI.br; Serviço Social do Comércio. São Paulo: Sesc São Paulo, 2019. Disponibilidade em: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/uploads/BibliotecaTable/9c7154528b820891e2a3c20a3a49bca9/328/15582121151504695058.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
BRASIL. Decreto n.º 4.887, de 20 de novembro de 2003. Regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos de que trata o art. 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Disponibilidade em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2003/d4887.htm#:~:text=D4887&text=DECRETO%20N%C2%BA%204.887%2C%20DE%2020,Ato%20das%20Disposi%C3%A7%C3%B5es%20Constitucionais%20Transit%C3%B3rias. Acesso em: 30 out. 2020.
BRASIL. MEC. Resolução n.º 8, de 20 de novembro de 2012. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. 2012. Disponibilidade em: http://www.seppir.gov.br/portal-antigo/arquivos-pdf/diretrizes-curriculares. Acesso em: 6 out. 2020.
BRASIL. Ministro de Estado da Educação. Medida Provisória n.º 934, de 1.º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n.º 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Disponibilidade em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/medpro/2020/medidaprovisoria-934-1-abril-2020-789920-publicacaooriginal-160236-pe.html. Acesso em: 6 out. 2020.
BRASIL. Ministro de Estado da Educação. Portaria n.º 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19. Disponibilidade em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-376-de-3-de-abril-de-2020-251289119. Acesso em: 28 out. 2020.
CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DATASENADO: quase 20 milhões de alunos deixaram de ter aulas durante a pandemia. Disponibilidade em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/12/datasenado-quase-20-milhoes-de-alunos-deixaram-de-ter-aulas-durante-pandemia. Acesso em: 2 out. 2020.
FELDMANN, Marina Graziela. Questões contemporâneas: mundo do trabalho e democratização do conhecimento. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes; SEVERINO, Antônio Joaquim (org.). Política de educação: o ensino nacional em questão. Campinas: Papirus, 2003.
FELDMANN, Marina Graziela. Formação de professores e cotidiano escolar. In: FELDMANN, Marina Graziela (org.). Formação de professores e escola na contemporaneidade. São Paulo: Editora Senac, 2009.
FELDMANN, Marina Graziela; SENSATO, Marisa Garbellini; MARTINS, Leandro Wendel. Diversidade no Currículo ou Currículo na Diversidade: qual o lugar? In: ALMEIDA, Fernando José de; ALMEIDA, Maria Elizabeth B. de; SILVA, Maria da Graça Moreira da (org.). De Wuhan a Perdizes: Trajetos Educativos. São Paulo: EDUC PUC-SP, 2020. Disponibilidade em: https://www.pucsp.br/educ/ebooks.htm?_ga=2.255387211.2127225493.1611707174-290997367.1611707174. Acesso em 26 jan. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
GONÇALVES, Marcelo Eugênio de Castro et al. A computação em nuvem enquanto recurso didático nas instituições de ensino superior. 2017. Disponibilidade em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/180994/102_00078.pdf;jsessionid=2E560E7DADF5380B85F4B617AF0137A8?sequence=1. Acesso em: 10 out. 2020.
IFSP. Pró-Reitoria de Ensino. Considerações sobre a retomada dos calendários letivos/ Gráfico dados discentes – 2020a. Disponibilidade em: https://drive.ifsp.edu.br/s/6vT5SJ5ewO0WIJ1?path=%2FEstudos%20e%20cen%C3%A1rios%20-%20COVID19%2F_Estudos%20da%20PRE%2FEstudos%20preliminares%20e%20cen%C3%A1rios. Acesso em: 15 out. 2020.
IFSP. Portaria n.º 2.337, de 26 de junho de 2020b. Estabelecer diretrizes para que os câmpus do IFSP, em sua autonomia, e de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Estado e por seus respectivos municípios, analisando a situação da sua região, possam decidir pela melhor forma de Reorganização das Atividades Acadêmicas para seu câmpus, para reposição do calendário dos cursos de Graduação e da Educação Básica, afetados em decorrência das ações tomadas para o enfrentamento da emergência de saúde pública, de importância internacional, decorrente da pandemia do coronavírus Covid-19. Disponibilidade em: https://drive.ifsp.edu.br/s/Y44zP1l4f0p8Vlv#pdfviewer. Acesso em: 29 out. 2020.
KIRCHNER, Elenice Ana. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro (org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. Disponibilidade em: www.sed.sc.gov.br. Acesso em: 30 out. 2020.
MANSUR, Andre Fernando Uebe. Novos rumos para a informática na educação pelo uso da computação em nuvem (Cloud Education): um estudo de caso do google apps. Rio de Janeiro, 2010. Disponibilidade em: http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/252010112729.pdf. Acesso em: 30 out. 2020.
MENOS de metade dos alunos da rede estadual de SP acessa ensino on-line na quarentena. Disponibilidade em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/05/menos-de-metade-dos-alunos-da-rede-estadual-de-sp-acessa-ensino-online-na-quarentena.shtml. Acesso em: 2 out. 2020.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Organização do documento de Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005.
PÉREZ TAPIAS, José Antônio. Educar a partir da interculturalidade: exigências curriculares para o diálogo entre culturas. In: SACRISTÁN, José Gimeno (org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Tradução Alexandre Salvaterra. Revisão técnica de Miguel González Arroyo. Porto Alegre: Penso, 2013.
SACRISTÁN, José Gimeno. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999. Cap.1.
SACRISTÁN, José Gimeno. Educar e conviver na cultura global: as exigências da cidadania. Tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
SACRISTÁN, José Gimeno. A construção do discurso da diversidade e as suas práticas. In: PARASKEVA, João M. (org.). Educação e poder: abordagens crítica se pós-estruturais. Mangualde: Edições Pedago, 2008.
SANTIAGO, Mylene Cristina; AKKARI, Abdeljali; MARQUES, Luciana Pacheco. Educação intercultural: desafios e possibilidades. Petrópolis: Vozes, 2013.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de Troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOMÉ, Jurjo Torres. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 159-177.
VALENTE, José Armando. A comunicação e a educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014. Disponibilidade em: https://www.unifeso.edu.br/revista/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/viewFile/17/24. Acesso em: 30 out. 2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).