APRENDIZAGEM DA CRIANÇA CEGA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Abstract
O presente artigo busca abordar as diversas interfaces no enfrentamento da criança com deficiência. para discutir as dificuldades que a criança cega enfrenta no processo de aprendizagem, reflexos da política de inclusão e dos processos de socialização quando da inserção desta na sala de aula tradicional. Foi realizada uma revisão bibliográfica em artigos, publicados em periódicos indexados na base de dados Scielo e Scholar Google e documentos reguladores e orientadores da educação da pessoa com deficiência disponíveis em sites oficiais do governo brasileiro. A discriminação e preconceitos são as principais barreiras a serem transpostas pela criança cega, quando da sua inserção na escolarização a partir da educação básica.
References
ACIEM, Tânia Medeiros; MAZZOTTA, Marcos José da Silveira. Autonomia pessoal e social de pessoas com deficiência visual após reabilitação. Revista brasileira de oftalmologia, Rio de Janeiro, v. 72, n. 4, p. 261-267, 2013. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-72802013000400011. Acesso em: 20 dez. 2020.
ARANHA. Maria Salete Fábio. Paradigmas da relação da sociedade com as pessoas com deficiência. Revista do Ministério Público do Trabalho, Ano XI, n. 21, p. 160-173, 2001.
ARICO; E. M.; O. JUNIOR A. JUNIOR; P. M. A educação inclusiva de alunos cegos ou com baixa visão: revisão da literatura – desafios e panorama de possibilidades para aulas de química. In: Anais... II Congresso Internacional de Educação Inclusiva. 2016.
BAHIA, Melissa Santos; SCHOMMER, Paula Chies. Inserção profissional de pessoas com deficiência nas empresas: responsabilidades, práticas e caminhos. Organização e Sociedade, v. 17, n. 54, p. 439-461, 2010. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-92302010000300003. Acesso em: 22 dez. 2020.
BRASIL. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. UNESCO, Jomtiem/Tailândia, 1990. Disponibilidade em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos-conferencia-de-jomtien-1990. Acesso em 22 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994. Disponibilidade em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/mec-lanca-documento-sobre-implementacao-da-pnee-1/pnee-2020.pdf. Acesso em: 17 dez. 2020.
BRASIL. MÊSSECADI. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2014. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192. Acesso em: 22 nov. 2020.
CUNHA, Ana Cristina Barros; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Desenvolvimento da criança com deficiência visual e interação mãe-criança: algumas considerações. Psicologia, Saúde e Doenças, v. 4, n. 1, p. 33-46, 2003. Disponibilidade em: http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862003000100003. Acesso em: 02 dez. 2020.
CUNHA, A. C. B.; Ana Cristina Barros; ENUMO, Sônia Regina Fiorim.; CANAL, Cláudia Patrocínio Pedroza. Operacionalização de escala para análise de padrão de mediação materna: Um estudo com díades mãe-criança com deficiência visual. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 12, n. 3, p. 293-412, 2006. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382006000300007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 18 dez. 2020.
DAVID, Jéssica da Silva et al. Cidade acessível: igualdade e singularidade da deficiência visual. Fractal Revista de Psicologia, Rio de Janeiro, v. 21, n.1, p. 197-198, 2009. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922009000100018 Acesso em: 4 dez. 2020.
GIL, Marta (org.). Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. 80 p. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf. Acesso em 5 dez. 2020.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Atlas do Censo Demográfico 2010. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiências, 2010. Disponibilidade em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/periodicos/94/cd_2010_religiao_deficiencia.pdf. Acesso em: 5 dez. 2020.
LAPLANE, Adriana Lia Friszman de; BATISTA, Cecília Guarneire. Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola. Caderno Cedes, v. 28, n. 75, p. 209-227, 2008. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v28n75/v28n75a05.pdf. Acesso em 22 nov. 2020.
LIRA, Mirian Cristina Frei de; SCHLINDWEIN, Luciane Maria. A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural. Caderno CEDES, v. 28, n. 75, p. 171-190, 2008. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32622008000200003&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 04 out. 2020.
MACHADO, Edileine Vieira et al. Orientação e Mobilidade: Conhecimentos básicos para a inclusão do deficiente visual /Elaboração - Brasília: MEC, SEESP, 2003. 167 p. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/ori_mobi.pdf. Acesso em: 15 nov. 2020.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. MACHADO, Nilson José; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do; SÁ, Elizabet Dias de; RAHME, Mônica Maria Farid. Pensando e fazendo educação de qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.
MACIEL, Maria Regina Cazzaniga. Portadores de deficiência: a questão da inclusão social. São Paulo Perspectiva, v. 14, n. 2, p. 51-56, 2000. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392000000200008. Acesso em: 10 ou. 2020.
MADER, Gabrielle. Integração da pessoa portadora de deficiência: a vivência de um novo paradigma. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A integração da pessoa portadora de deficiência. São Paulo, Memnon, 1997.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Ser ou estar, eis a questão: compreendendo o déficit intelectual. Rio de Janeiro: WVA Editora, 1997.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Caminhos pedagógicos da inclusão. São paulo. Memnon, edições científicas, 2001.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A hora da virada: inclusão. Revista da Educação Especial: Brasília, v. 1, n.1, p.24-28, 2005. Disponibilidade em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.
MAZZOTTA, Maria José da Silveira; D'ANTINO, Maria Eloísa Famá. Inclusão social de pessoas com deficiências e necessidades especiais: cultura, educação e lazer. Saúde sociedade, v. 20, n. 2, p. 377-389, 2011. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902011000200010. Acesso em 9 dez. 2020.
MEDEIROS, Cristina Maria Barros de. Diálogos com a Superação: sobre formação, qualificação profissional e reconstrução de histórias de vida de deficientes visuais. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2010. Disponibilidade em: http://www.producao.ufrj.br/index.php/en/informacoess-academicas/teses-e-dissertacoes/doutorado/2010/263--228. Acesso em: 14 dez. 2020.
MELLO, Guiomar Namo de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Perspectiva, v. 14, n. 1, p. 98-110, 2000. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392000000100012&script=sci_abstract. Acesso em: 12 dez. 2020.
NUNES, Sylvia da Silveira; LOMONACO, José Fernando Bitencourt. Desenvolvimento de conceitos em cegos congênitos: caminhos de aquisição do conhecimento. Psicologia Escolar Educação, Campinas, v. 12, n. 1, p. 119-138, 2008. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-85572008000100009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 12 dez. 2020.
RIBEIRO, Larissa Oliveira Mesquita. A inclusão do aluno com deficiência visual em contexto escolar: afeto e práticas pedagógicas. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 1, p. 8-32, 2017. Disponibilidade de: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/9287. Acesso 10 dez. 2020.
SANTOS, Ivone Aparecida. Educação para a diverisdade: uma prática a ser construída na Educação Básica. Produção Didático-Pedagógica, Caderno Temático, apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – PDE. 2008. Disponibilidade em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2346-6.pdf. Acesso em: 10 nov. 2020.
SÁ, Sumaia Midlej Pimental; RABINOVICH, Elaine Pedreira. Compreendendo a família da criança com deficiência física. Revista Brasileira de Crescimento Desenvolvimento Humano, v. 16, n. 1, p. 68-84, 2006. Disponibilidade em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12822006000100008. Acesso em: 8 dez. 2020.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: o paradigma do século 21. Revista Inclusão, da Seesp/MEC, ano I, n. 1, p. 19-23, 2005. Disponibilidade em: https://pt.scribd.com/document/379700514/SASSAKI-2011-Inclusao-o-Paradigma-Do-Seculo-21. Acesso em: 20 out. 2020.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), Ano XII, p. 10-16, 2009. Disponibilidade em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319. Acesso em: 19 nov. 2020.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Deficiência psicossocial: A nova categoria de deficiência. Agenda do Portador de Eficiência 2011, Bloco 2, p. 13-16, 2010. Disponibilidade em: https://oab-rj.jusbrasil.com.br/noticias/2748813/artigo-deficiencia-psicossocial-romeu-kazumi-sassaki. Acesso em: 19 out. 2020.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ª ed. Campinas, SP: Autores associados, 2003.
SILVA, Luciene Maria da. O estranhamento causado pela deficiência: preconceito e experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, p. 424-434, 2006. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n33/a04v1133.pdf. Acesso em: 4 dez. 2020.
SILVA, Ana Paula Mesquita da; ARRUDA, Aparecida Luzivotto Medina Martins. O Papel do Professor Diante da Inclusão Escolar. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, p. 1-29. 2014. Disponibilidade em: http://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Ana_Paula.pdf. Acesso em: 6 dez. 2020.
VYGOTSKY. Lev Semionovitch. Obras escogidas V. Madrid: Centro de Publicaciones Del MEC y Visor Distribuciones, 1997.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).