METODOLOGIAS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO E A PRÁTICA DOCENTE

Abstract

Considerando que, apesar dos avanços metodológicos, o ensino explícito da gramática sempre ocupou lugar de destaque no ensino de línguas e, ainda hoje, esse modelo segue presente em materiais de ensino de línguas estrangeiras e em salas de aula, o que tende a desconsiderar o fato das línguas constituírem um instrumento de comunicação, o objetivo deste artigo é apresentar uma revisão histórica de alguns dos principais métodos de ensino de línguas já desenvolvidos levando em consideração os fatores que os constituem. A fim de estruturar os dados e tornar as informações mais organizadas para o leitor, o estudo apoiou-se nos períodos associados ao processo de ensino-aprendizagem de línguas propostos por Spolsky e por Lussier e Turner.

Author Biographies

Alessandra Haro Atanaka, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Mestre em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Professora de língua estrangeira na Prefeitura de São Caetano do Sul. 

Ana Sílvia Moço Aparício, Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional em Educação na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). 

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Published
2021-07-16