INFÂNCIA E ENSINO REMOTO: MOBILIZANDO O PATRIMÔNIO EDUCATIVO IMATERIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
Abstract
Este artigo objetiva refletir sobre a infância e a mobilização do patrimônio educativo imaterial, ou seja, do próprio conhecimento, no ensino remoto em tempos de pandemia. O estudo foi desenvolvido com uma professora da rede privada de ensino de Teresina-PI e expressa o sentido das vivências cotidianas das aulas online com crianças que se encontram na fase das operações concretas, ou seja, com cerca de 10 anos de idade. Os resultados evidenciam que o processo de mobilização acontece por meio de metodologias ativas e uso reflexivo e criativo das ferramentas digitais interativas na qual o aluno é protagonista e o professor mediador. Mostram, também, um deslocamento do sentido e da prática pedagógica e avaliativa, sinalizando um rompimento do paradigma tradicional de ensino. Portanto, neste cenário pandêmico a aprendizagem do patrimônio educativo imaterial ocorre de forma dinâmica e promove, simultaneamente o desenvolvimento do pensamento criativo da criança e de sua autonomia.
References
ALENCAR, E. M. L. S. Barreiras à criatividade pessoal entre professores de distintos níveis de ensino. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 16, n. 1, p. 63-69, 2004.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liber Livro Editora, 3ª edição, 2008.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1986.
BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma
abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. Tradução de Gilka Girardello e Isabel Orofino. São Paulo: Edições Loyola, 2007. ENTARVAO
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: MEC, 1990.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. 6ª edição. Brasília: Câmara dos deputados, 2011.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. (4024/61). Câmara dos deputados, 2011.
_______. Decreto nº 18.884, de 16 de março de 2020. Dispõe no âmbito do estado do Piauí, sobre as medidas de emergência de saúde pública do novo coronavirus. Disponível em: http://consed.org.br/media/download/5e8731ba31bb0.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
_______. Portaria SEDUC-PI/GSE nº 228, de 30 de março de 2020. Dispõe sobre a prorrogação das disposições da Portaria SEDUCPI/GSE/ADM Nº 110/2020 e dá outras providências. Disponível em:
_____. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.Disponível em https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 19 jan. 2021.
BACICH, Lilian. MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BOCK, A. M. B, FURTADO, O. e TEIXEIRA, M de L. Psicologia: uma introdução ao estudo de Psicologia.14ª ed..S. Paulo:Vozes, 2008).
CARDOSO, Carolina Ribeiro Cardoso da.; SCAVERELLI, H. Patrimônio educativo e história da educação: a biblioteca pública de Santa Catarina como "lugar de memória. In.: Ágora. Santa Cruz do Sul, v. 17, n. 02, p. 96-109, jul./dez. 2015.
DEWEY, John. Democracia y educacion. 6. Madrid: Ed.Ediciones Morata, 2004.
DEWEY, Jonh. Experiencia e Educação. São Paulo: Vozes, 2010.
GARCÍA, C. M. A identidade docente: constantes e desafios: Revista Brasileira de pesquisa sobre Formação. Volume 01, n.1, ago/dez. 2009.
FERRARI, Márcio. Célestin Freinet, o mestre do trabalho e do bom senso Disponível em:
FERRARI, Márcio Pestalozzi, o teórico que incorporou o afeto à sala de aula. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/1941/pestalozzi-o-teorico-que-incorporou-o-afeto-a-sala-de-aulaa. Acesso em 20 jan. 2021.
FERRARI, Márcio Pestalozzi, o teórico que incorporou o afeto à sala de aula. Disponível em:
GIRALDELLO, Ghilka; FANTIN, Mônica. (Orgs) Trajetórias inventivas de pesquisa em educação contemporânea: infância, comunicação, cultura e arte. São Paulo: Pimenta Cultural, 2020. p. 691.
JUNIOR, Kuhlmann, Moises. Infância e educação infantil. Porto Alegre. Editora Mediação, 2015.
LETRUS, Plataforma. Aulas on-line e Ensino hibrido: conceitos, dicas e atividades práticas. Disponível em:
MARTÍNEZ, A. M. Vygotsky e a criatividade: novas leituras, novos desdobramentos. In: GIGLIO, Z. G.; WECHSLER, S. M.; BRAGOTTO, D. (Org.). Da criatividade à inovação. Campinas: Papirus, 2009.
. O outro e sua significação para a criatividade: implicações educacionais. In: SIMÃO, L.; MARTÍNEZ, A. M. (Org.) O outro no desenvolvimento humano. São Paulo: Thomson, 2004.
MORAN, José Manuel; MASSETO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. (Orgs.), 1994). MOREIRA, A. F. B. e SILVA, T. T. (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
OLIVEIRA, Z.de M.R de. Educação infantil: fundamentos e métodos. 7 ed.
São Paulo: Cortez, 2011.
PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Riod e Janeiro: Forense, 1998.
GALTER, Maria Inalva; FAVORETO Aparecida. John Dewey: um clássico da educação para a democracia. In.: Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26 (2020)
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática? pp. 119-148. In: SACRISTÁN, J. Gimeno e Gómez, A. I. Perez. Compreender e Transformar o Ensino. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTOS, M.S dos; XAVIER, A.S; NUNES, A.I B L. Introdução a Psicologia do desenvolvimento. Fortaleza: Realce, 2008.
SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. As crenças docentes sobre a criatividade a as práticas pedagógicas criativa: o caso do programa do ensino médio inovador no RN. 2013. 353 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
SILVA, Italo Rômulo Costa da, FRANÇA-CARVALHO, Antonia Dalva; SANTOS, Lya Raquel, Oliveira dos. Formação na prática: engendrando o profissional reflexivo no contexto de ensino remoto” In: Revista Brazilian Journal of Development: Vol. 7, n. 1, p. 3834-3846, 2021.
SOUZA, M. J. L. Planejamento Integrado de Desenvolvimento, Natureza, Validade e Limites. Revista Terra Livre, Curitiba, n. 10, p. 123-139, jul. 2006.
RAPPAPORT, C. R.; FIORI, W da R.; DAVIS, Claudia. Teorias do desenvolvimento. A5 ed. São Paulo: EPU,1981.
RIBEIRO, Esperança J. Identidade da criança e trajetórias da pedagogia da Infância. Coimbra: Edições esgotadas, 2016.
VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R. Estudos sobre a história do comportamento: estudos sobre a história do comportamento símios, homem primitivo e criança. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
VYGOTSKY, L. S. Psicologia da arte. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_______ . A imaginação e a arte na infância. Trad. Miguel Serras Pereira. 2. ed. 3. ed. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2009.
____. Imaginación y creación en la edad infantil. 2. ed. Havana: Pueblo y educación, 1999.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
ZANCUL, Maria Cristina de Senzi. Patrimônio educativo e patrimônio histórico-científico no Brasil: alguns apontamentos. In: Museologia e Patrimônio - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST – vol.8, no 2, 2015. Disponibilidade em:
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).